quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Resumo da Reunião da Comissão Executiva de 2 de Agosto de dois mil e dez...


No dia 2 de Agosto de dois mil e dez, pelas 21.00 horas e na Sala Nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada, estiveram reunidos os membros da Comissão Executiva, tendo como Presidente o seu Pároco – Pe. António Teixeira Machado - e respectivos membros, Sr(ª)s. D. Esperança Pereira da Silva, Floriano José Ferreira da Silva, José António Barbosa Cardoso e Jacinto Cardoso.
A reunião começou com uma breve oração, seguindo-se a leitura da acta anterior, do dia 11 de Maio do ano em curso.
Posteriormente foram lidas as iniciativas decorrentes do ano da Missão 2010 e que, por demasiada extensas, são transcritas no final da presente acta em nota de rodapé para todos os que desejarem ter conhecimento1. O Pároco frisou que é Pároco de todos os Paroquianos e que todos os Paroquianos têm a obrigação de estar a par de todas as iniciativas paroquias avisada e anunciadas na Paróquia e pelo Pároco
Comentou-se que algumas destas iniciativas não foram do conheciento dos paroquianos (sobretudo a nível Vicarial) ao que o Pároco frisou que foram anunciadas antes oito ou quinze dias da realização das mesmas.O mesmo Pároco voltou a frizar que há Paroquianos que se alheiam à Paróquia e não têm razão depois de dizerem que ignoram e não sabiam!
Seguidamente foi lido o Plano de Intenções para o Desenvolvimento da Localidade da Vergada e que também vão transcritas, no final, em nota de rodapé2.
No tocante a este Plano de Intenções o Pároco frisou que pertence à Câmara e às Juntas das Freguesias de Argoncilhe e Mozelos colaborar com a Paróquia na concretização desse Plano e que seria bom que o mesmo não ficasse esquecido na mente dos fiéis, crentes, na gaveta…
O Pároco informou  que a substituição das placas de fibrocimento-amianto, existentes na cobertura da Igreja, por placas em sandwiche aumentaria, no inverno, a temperatura na ordem dos 5 graus Centígrados e no Verão diminui a mesma temperatura em 5ºC. Portanto uma melhor climatização e afugentando o perígo iminente cancerígeno originado pelo mesmo amianto-fibrocimento.
Posteriormente foram lidas as conclusões da reunião do dia 28 de Julho p.p.3
No tocante a esta reunião referiu-se que alguns pontos não funcionaram, talvez derivado ao não funcionamento e inoperâncias do Conselho Paroquial de Pastoral e houve iniciativas de que só se tiveram conhecimento já muito em cima da data das mesmas. Ao que o Pároco referiu que todas as iniciativas da Missão 2010 foram  dadas a conhecer em desdobráveis na Igreja e Secretaria Paroquial bem como no Site Ecclesia referente à Diocese do porto. O Pároco informou que qualquer elemento poderia ter convocado o Conselho Paroquial de Pastoral, não havendo iniciativa alguma, Também informou para que todos os movimentos se reunissem e escolhessem os seus representantes ao mesmo Conselho até ao fim de Julho de 2010. Coisa que o fizeram só o Grupo de Acólitos. Que estão de parabéns!
O Pároco referiu que a orgânica da Catequese funcionou derivado ao empenho, dedicação dos nossos Catequistas.O Pároco disse que o maioria dos pais, mães e encarregados de educação não levaram a sério as reuniões do início do ano. E assim não pode ser. Pelo que ficou desalentado e escandalizado com o comportamento dos pais. A participação na Eucaristia e na Catequese é da responsabilidade dos Pais. Os Catequistas acompanhando as Crianças e Adolescentes na Eucaristias, os mesmos estão à espera das Férias para deixaram de frequentar a Eucaristia como os Pais! Assim não dá. Pelo que o Páqroco referiu ser aposta na qualidade e não na quantidade…
No tocante ao site da paróquia estar atrasado com intenções de missas ainda do mês de Março foi referido o seguinte:
A secretária, por algumas vezes, esqueceu-se de entregar as intenções das Missas. Por duas ou três vezes foi-lhe transmitido que não tinha enviado as ditas intenções ao que a mesma funcionária disse que se tinha esquecido.
Quando o Pároco entrou foi-lhe perguntado se quereria alterar o esquema do site. Respondeu que ainda estava há pouco tempo e que depois diria. Entretanto o Pároco deixou de enviar as leituras e comentários das missas dominicais pelo que os responsáveis pelo mesmo sentiram-se desanimados, aliado, também ao não recebimento das intenções das Missas. Isto talvez motivado à gravidez da funcionária.
Também foi dito que um site assume um perfil mais voltado para divulgação de ideias, mensagens, formação e informações,  enquanto no blogue se escreve livremente e livremente aceita comentários dependendo do critério do administrador  moderar.
Posto isto optou-se pela actualização do mesmo e aquando da reunião do Conselho Paroquial de Pastoral será solicitado a todos os movimentos para darem a sua contribuição para que o site corresponda aos reais interesses do povo de Deus e conte a história do que se faz ou fez não só aos de perto, mas a todas as pessoas espalhadas pelo mundo. Um site só para as intenções de missa torna-se redutor…
O Pároco referiu na ampliação dos Elementos Constitutivos da Comissão Executiva pedindo aos Actuais Elementos que apresentem sugestões  para aa ampliação da mesma, o mais breve possível.
Quanto ao som da Igreja o mesmo satisfaz pelo que se deverá avançar para a aquisição da respectiva aparelhagem contando a a generosidade dos Paroquianos. A falta de verba é uma aposta na colaboração da Paróquia.
Entretanto a reunião atingiu o seu termo marcando-se a próxima reunião para o Início de Setembro de 2010.




1 Ainda o assunto das Iniciativas
A Acrescentar ao que fica dito mais abaixo  no respeitante ao primeiro ano de Paroquialidade há que referir e acrescentar à guisa de relatório intermédio até ao inicio do mês de Agosto 2010 e também no âmbito  do Ano da MISSÃO 2010 nesta Diocese do Porto, na Vigararia de Santa Maria da Feira e nesta Paróquia de Cristo Rei da Vergada o seguinte:
A – Iniciativas de âmbito Diocesano, Vicarial e Paroquial na Missão 2010:
1- Em Janeiro de 2010 teve lugar o Canto das Janeiras nas Paróquias e Diocese na Avenida dos Aliados e Pavilhão do Palácio Cristal. ( Nada se fez na Paróquia de Cristo Rei da Vergada neste âmbito: nem paroquia. Nem vicarial e nem a nível de Diocese)
2- Em 20 de Janeiro a Iniciativa Vicarial da Festa das Fogaceiras.
( A paróquia participou com o Símbolo do Círio Pascal e na Procissão)
3 – Em Fevereiro na Caixa do Dragão Encontro Ibérico Europeu com Taizé nos dias 13 a 16 de Fevereiro coincidente com os três dias de Carnaval. Foi um Sucesso!
( A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)
4 – Em Março mês da Compaixão a Via Sacra Vicarial na Vila de São Miguel do Souto.
( A participação da Paróquia não foi significativa)
5 – Rapsódia dos povos na noite de 3 de Maio no Coliseu do Porto antecedida pela Bênção das Pastas do Jovens Estudantes.
(A participação da Paróquia não foi significativa)

6 – Dia Diocesano da Juventude 10 e 11 de Abril.
(A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)

7 – Preparação e Vivência da  Quaresma: Quarta - Feira de Cinzas, Confissões Quaresmais, Semana Santa, Tríduo Pascal. Compasso e Jantar do Compasso.
(A participação foi normal e tradicional)
8 – Mês de Maio com Maria: Visita do Santo Padre o Papa Bento XVI: 11,12,13 e 14 a Lisboa, Fátima e Porto. O sucesso na Avenida dos Aliados!
(A participação foi normal de referir grupo Coral e Ministros da Comunhão e cristãos mais sensibilizados)
9 – Mês da Maria com a Senhora de Fátima em LaSallette dias 28 e 29 de Maio.
(A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)

10 – Peregrinação dos Frágeis - 23 de Maio
(A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)

11 – Dia Diocesano da Família – 30 de Maio
(A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)

12 – Procissão de Luzes com Maria na Paróquia de Cristo Rei da Vergada – Domingo  30 de Maio com um percurso diferente e inovador!
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)
13 – Procissão de Luzes com Maria da Igreja da Lapa, Avenida dos Aliados e Sé – 31 de Maio, Segunda-feira.
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi reduzida)

14 – Festa do Corpo de Deus  e Procissão do Corpo de Deus na Cidade de Santa Maria da Feira    tarde de 3 de Junho – Quinta – Feira do Corpo de Deus!
(A Paróquia de Cristo Rei da Vergada não participou)

15 – Novena de Preparação da Festa do Senhor das Febres e Senhora da Livração em multimédia na Igreja Matriz constante de Terço do Rosário meditado por todos os intervenientes da Procissão, Santos e Andores, seguido de Eucaristia e Saudação a Maria : BOA NOITE, MARIA! Do dia 29 de Junho ao dia 7 de Julho inclusive.
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi reduzida deixando muito a desejar  da parte daqueles que se dizem mais empenhados na Paróquia. Todavia os que participaram  são de louvar e foram os melhores.)

16 – Procissão de Luzes com Maria na noite de 8 de Julho. Do Dengo para a Igreja Matriz, terminando com a Eucaristia!
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)

17 – Tríduo da Festa : 9, 10 e 11 de Julho. Festa e Procissão.
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)

Entretanto entra-se de Férias para se iniciar em Setembro com as Escolas e Actividades Pastorais.
B – Iniciativas Pastorais da Comunidade Paroquial da Paróquia de Cristo Rei da Vergada no Ano 2010:
1 – As Actividades Pastorais em geral.
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)

2 . A Catequese Paroquial: Encontros, Reuniões de Pais, Realização da Várias Festas da Caminhadas de Fé: Festa da Família, do Pai-nosso, da Comunhão Solene, da Festa do Credo, Profissão de Fé, Envio, Compromisso, Festa da Vida e outras…
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)

C – Implementação e Obras de Melhoramentos:
1 – Portas Novas nas Salas de Catequese.
( A participação da Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi normal)

2 . Colocação de lâmpadas nas mesmas.
3 . Apetrechamento de Multimédia na Igreja Matriz com sinal vídeo, áudio e sonoro amplificado, com coaxial  Tv e Internet, iniciativa do Pároco local.
( Não houve grande entusiasmo por parte da Paróquia de Cristo Rei da Vergada)
4 – Apetrechamento da Igreja Matriz com instalação sonora  e áudio capaz e operacional também iniciativa do Pároco local.
( Não houve grande entusiasmo por parte da Paróquia de Cristo Rei da Vergada)

5 . Colocação de Ecrã gigante extensível e retráctil automaticamente com um potente Projector Multimédia. Também iniciativa do Pároco local. Todas elas apostando o Pároco local na generosidade, desejo de crescimento e progresso da Comunidade, na colaboração e espírito de dádiva da mesma.
( Não houve grande entusiasmo por parte da Paróquia de Cristo Rei da Vergada)

6 . Arranjo e Manutenção do lago e chafariz  fronteiro à Igreja Matriz.
( Da iniciativa do Pároco local)

7 – Arranjo e acertamento dos ponteiros dos mostradores do relógio da torre da Igreja Matriz.
( Da iniciativa do Pároco local e do senhor Floriano Ferreira)
8 – Arranjo e substituição de luzes  que iluminam a torre.
( Da iniciativa do senhor Floriano Ferreira)
9- Arranjo dos bancos “ que sempre empinavam” para mais seguros e equilibrados.
( Da iniciativa do senhor Floriano Ferreira)

10 – Limpeza do Coro Alto.
( Da iniciativa do Pároco local)

11 – Apetrechamento do Secretariado da Catequese com meios adequados.
( Da iniciativa do senhor Floriano Ferreira)

12 . Substituição de vasos  e ajardinamento da Residência.
( Da iniciativa do senhor Floriano Ferreira)

13 . Limpeza da Igreja por Firma conceituada.
( Da iniciativa do senhor Floriano Ferreira)
_____________________________________________
Um Ano de Paroquialidade na Paróquia de Cristo Rei da Vergada - Santa Maria da Feira - Diocese do Porto.
O Pároco informa e esclarece:
Continuo e continuarei a trabalhar na Paróquia de Cristo Rei da Vergada - Santa Maria da Feira Diocese do Porto, como me foi mandado por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto.
Pois tenho
Um grupo de cerca de 25 acólitos que são muito queridos,
Uma Excelente Comissão Executiva Fábrica da Igreja
Uma Exemplar Equipa de Ministros da Comunhão
Um exemplar Secretariado Paroquial da Catequese e maravilhosas Catequistas
Um Grupo Coral de Cantores atencioso e empenhado
Um Grupo de Leitores exemplarmente responsáveis
e outros movimentos dinâmicos.
Uma Secretaria Paroquial Exemplar
Bem como pessoal de limpeza e asseio da Igreja Matriz.
E outras coisas boas.
…………………………
Claro que há a nódoa oleosa, viscosa, poluente e poluidora, maldosa e propositada anteriormente fabricada de 2008 que é impeditiva do avanço desempoeirado da Comunidade conduzindo uma recém-paróquia para uma moribundice indesejada!
Talvez até uma paixão inútil!
Mas importa continuar a evangelização pois batatas podres
ou maçãs podres põem-se na borda do prato
e come-se o que é bom.
Bem mais difícil é arrancar o jóio do messe do Senhor!
-------------------------
A - Relatório de iniciativas levadas a efeitos
após o dia 22 de Novembro de 2008 e até ao final de 2009
1 – Nomeação, Provisão, Tomada de Posse e Juramento da Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada – Santa Maria da Feira - Diocese do Porto.
2 – Erecção, organização e Provisão de uma Secretaria Paroquial guarnecida de meios informatizados, computador, internet, sinal de TV, programas, ficheiros, actualizações.
3 – Realização de um Concurso para admissão de uma funcionária ambivalente de Secretaria e Limpeza, Arranjo e Asseio da Igreja. Com mobília-balcão de atendimento, computador, impressora etc.
Competente e organizada!
4 – Conseguimento de um Secretariado da Catequese com mobília-balcão, computador e outros meios adequados para a Infância, Adolescência, Juventude, Adultos, etc.
5 – Secretariado dos Acólitos, Estatutos, Celebrações  e Blog dos Acólitos de Cristo Rei da Vergada.
6 – Assessorias Paroquiais e o seu desempenho no âmbito Paróquia.



B - Perspectivas programáticas no futuro

7 – Realização das Festas da Caminhadas de Fé: Festa da Família, do Pai-nosso, da Comunhão Solene, da Festa do Credo, Festa da Vida e outras…
8 - Consecução e Realização da Festa da Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração após três tentativas infrutíferas e o licenciamento da mesma a uma Comissão de Festas que se ofereceu e propôs, tendo tudo funcionado razoavelmente…
9 – Implementação do Projecto, Programa e Plano Catequese – Ano 2009 / 2010da Infância, Adolescência , Juventude e Adultos Com Reuniões com os Pais, etc.
10 – Realização de uma Reunião com as Zeladoras, Enfeitadeiras e Organização dos Andores da "Procissão do Senhor das Febres e Senhora da Livração".
11 - Reunião com os Festeiros do Ano 2010.
Isto dos Festeiros da Vergada do ano 2008 é uma encrenca que não dá para entender!
12 - Reunião com a Comissão Executiva da Paróquia para elaborar um plano de melhoramentos, obras de conservação, restauro da Igreja e Salão Paroquial, para apetrechamento das salas de Catequese dos meios pedagógicos e programáticos, falar do disciplinamento da Catequese e outras actividades. Informatizar e dotar com multimédia a Igreja Matriz.
13 – Apetrechamento de um ponto digitalo-táctil para regularização das frequências e infrequências da Catequese e do Serviço Paroquial para evitar enganos e ludíbrios de praticâncias e impraticâncias!
O Pároco

2 PLANO DE INTENÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LOCALIDADE DA VERGADA
( Vilas de Argoncilhe e Moselos):
1-Dotação de uma “Praceta” frente à Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada numa primeira fase com a colocação e provimento de um Pavimento Betuminoso de Alcatrão devidamente identificado com reguados demarcados a branco declarado e amarelo acondicionado para estacionamento, tendo em vista uma Futura Praça – A PRAÇA DE CRSISTO REI – com prévio estudo de Impacto Ambiental e acondicionamento dos mesmo Espaço para ser A SALA DE VISITAS que enobrece, enriquece e dignifica esta Localidade da Vergada, contando com a anexação negociada dos prédios que obstam e obstaculizam o intento acima referido.
2-A reformulação do Cemitério Local – de Ordonhe - de serventia à Paróquia de Cristo Rei da Vergada com duplicação do seu espaço e dotação de estâncias sanitárias modernas, asseadas no âmbito das que a Junta de Freguesia desta Vila de Argoncilhe dispensou conjuntamente com a Capela-Sala Mortuária junto do Cemitério da Vila e da Igreja Matriz de Argoncilhe.
3-O conferir à Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada o acabamento das salas de Catequese e Reuniões dos Grupos do Salão Paroquial inacabadas ( apenas com obra de pedreiro e trolharia e sem pinturas, revestimentos e resguardos), orçando pelos 15.000.00€. Bem como os restantes restauros interiores e pinturas exteriores, orçando pelos 20.000.00€. Assim como a substituição do telhado da Igreja Matriz com “a malfadada cobertura de amianto-fibrocimento” perigoso para a



3 REUNIÃO DE  QUARTA-FEIRA DIA 28 DE JULHO DE 2010 PELAS 21.00 HORAS NA IGREJA MATRIZ.
Assuntos tratados e conclusões da reunião de Quarta-Feira dia 28 de Julho de 2010 pelas 21.00  horas na Igreja Matriz.
1.Reunião para todos os que participaram (ou e e deveriam participar na Novena do Senhor das Febres e Senhora da Livração ou seja: Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada, Comissão de Festas, Grupo Coral, Acólitos, Ministros da Comunhão, Catequese, etc.
2. Mas contando os elementos presentes nesta Reunião deixou muitíssimo a desejar o número de presenças provocando o desalento e desânimo do Pároco...
3. Mas os que estiveram portaram-se à altura!
4. O Pároco expôs nos Lcds e Écran gigante da Igreja Matriz toda a exposição acima referida coadjuvado pela atenciosa, sensível, generosa e simpática professora Ana Carvalheira. No que toda a Assembleia e Pároco foram unânimes na aceitação da sua colaboração que já vem da realização da Novena.
5. O Pároco referiu que a Festa começou com a Novena do dia 29 de Julho e se encerrou com o último dia da Festa 13 de Julho, Terça-feira. No que todos foram unânimes. Foram propriamente 15 dias!
6. Alguém da Assembleia referiu que a Reunião deveria ter mais gente da Paróquia de Cristo Rei da Vergada ao que o Presidente - Pároco referiu que a convocatória foi pública nas Eucaristias de Sábado e Domingo e muito bem explicado e só não veio quem não quis ou por má vontade. A Igreja Matriz é ampla e cabia muita gente se houvesse boa vontade e Fé.
7. Alguém também falou que havia muita gente que voluntariamente queria limpar a igreja… Ao que outros responderam não ser bem assim… que a Comissão Executiva teve que contratar uma Empresa de Limpeza Condigna e com a mesma estabelecer contrato e que o Pároco confirmou!
8. Alguém referiu que há pessoas que vão á missa fora e que não sabem dos avisos! Ao que o Pároco referiu que o mesmo Pároco é para os seus Paroquianos!
9. Também alguém referiu que o site está desactualizado. Tem ainda as intenções de Missa de Março e informações desactualizadas. Ao que o Pároco referiu ser-lhe o assunto alheio e não tem acesso ao site e já por várias vezes pediu para ser entregue à funcionária visto o site ser pago pela Paróquia.
10.Todos foram unânimes na aprovação e avaliação positiva das iniciativas tomadas pela Comissão Executiva e pelo Pároco.
Foram todos concordantes com a avaliação acima mencionada.
11. Todos salientaram o bom trabalho e iniciativa inovadora que foi a Novena do Senhor das Febres e da Senhora da Livração. Que esta iniciativa é de continuar no próximo ano e se possível melhorar! A Professora Ana ficou incumbida de organizar um Dossier e um suporte informático da Novena deste ano 2010. A que todos e o Pároco agradeceram.
12. Todos acharam bem terem ficado os dias 9 e 10 de Julho sem actividade religiosa de destaque.
13. O dia 11 de Julho dia da Festa foi bem conseguido tanto na Eucaristia da manhã: 9.00 horas como na de tarde 16.00 horas seguida da Procissão que foi um sucesso! Todos se portaram bem ! Parabéns!
13. Várias pessoas abordaram o tema do Canto Coral na Igreja Matriz. O Grupo Coral nem sempre dá cobertura ao Canto Litúrgico e é uma incerteza quando está ou quando não está para cantar.
Ao que o Pároco disse ter pena em ver por vezes tantos adolescentes, meninos e meninas para cantar e ninguém os orientar.
Sugeriu-se saber de um calendário da presença do Grupo Coral nas celebrações, no seu desdobramento para que se cantem cânticos apropriados e bem conseguidos! E não cânticos à toa!
14.Pessoas sugeriram convidar grupos de fora, no que o Pároco foi peremptoriamente contra. Mais disse que para se cantar bastam um bom vocalista animador e regente e um instrumentista de órgão normal ou de tubos, um instrumento de sopro ou de corda afinados à falta de uma orquestração completa
15.O Pároco informou que foi montado o som e os multimédia que estão ambos em fase experimental e quem em princípio vai ser passado o cheque para pagamento da montagem sonora ficando pendente a desactivação do vídeo-multimédia no que não foi apoiado pela maioria das pessoas presentes. A ver vamos.
16. Outros assuntos estavam para ser tratados como por exemplo iniciativas para o próximo ano e que ficou para uma Reunião do mesmo Grupo para Setembro. Entretanto são as Férias!
O Pároco


1 comentário:

  1. Parabéns. O horário das celebrações e das intensões das missas já está actualizado.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar