quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

D. Manuel Clemente apresenta programa da Missão à Comunicação Social!!!

D. Manuel Clemente apresenta programa da Missão à Comunicação Social
Na quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009, último dia do ano, o Bispo do Porto Convocou uma Conferên-cia de Imprensa na Casa Episcopal, para apresentação formal a comunicação social do programa da Missão 2010 — Corresponsabilidade para a Nova Evangelização. Presentes profissionais de vários mediam, jornais, rádio e televisão, aos quais foi dada a informação entretanto disponível sobre a realização da Missão.

O Bispo, que se encontrava ladeado pelos directores dos Secretariados Diocesanos, insistiu no sentido que pretende que seja dado a Missão: fazer melhor, com mais projecção e entusiasmo, aquilo que já se faz nas comunidades, dando-lhe um sentido mais alargado e mais aprofundado. Não se pretendem acções de espectáculo, mas essencialmente iniciativas e vivências nas paroquias e comunidades cristãs, de que as iniciativas diocesanas deverão ser o reflexo. Apelou mesmo a que a comunicação social saiba estar atentas as realizações, “não no centro, mas nas diversas comunidades”. Todas as realizações deverão ser operacionalizadas “em rede” e conduzidas com uma “alegria sem ressaca”.

Salientou a acção dos Secretariados Diocesanos, que foram preparando a Missão desde o ano de 2008, ate se chegar as propostas actuais, apresentadas em 28 de Maio de 2009.
o Vigário Geral e coordenador diocesano das actividades da Missão, Padre Américo Aguiar, evidenciou que esta pretende criar uma dinâmica para envolver a diocese e os cristãos diocesanos no espírito de uma nova evangelização. Cada mês é subordinado a um tema, um desafio que se lança para envolver as comunidades, aos níveis local, vicarial, regional e diocesano.
Recordam-se Os temas de cada mês:
Em Janeiro entra-se o ano com o Anúncio, através da proposta das tradicionais “Janeiras”, que deverão culminar num encontro diocesano no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Rosa Mota, nos espaços do Palácio de Cristal, no Porto.
O mês de Fevereiro tem como terna Alegria, procurando um itinerário que estimule a participação juvenil nas comunidades. Culmina num Encontro ibérico no espírito das comunidades de Taizé, de 13 a 16 de Fevereiro.
O mês de Marco tem por tema (Com)paixão: mês da Quaresma, apela ao espírito fraterno, a partilha, particularmente junto da população universitária, orientando já para a bênção das pastas (2 de Maio), e para o espectáculo “Rapsódia dos povos”.
Maio tem por tema “Maria”, Junho sendo o mês da “Festa”,
Julho e Agosto “Verão”,
Setembro, o início da actividade escolares com o tema “Entra”,
Outubro será a “Missão”,
Novembro “Esperança”, em torno da celebração dos Fiéis e dos Santos,
e Dezembro “Luz”, no espírito de Natal.
Janeiro de 2011 apresentará a actividade conclusiva: “Reler para continuar”
Voz Portucalense elaborará em cada semana uma página temática dedicada a Missão 2010. Solicitamos por isso as paróquias e comunidades que not enviem noticiam dos acontecimentos relevantes.
Caldas de São Jorge associa-se à Celebração do Evento “MISSÃO 2010” participando no grande acontecimento cheio de alegria, jovialidade e Juventude no gigantesco Cantar das Janeiras das 444 Paróquias da Diocese do Porto com o Anúncio, através do cantar das tradicionais “Janeiras”, que deverão culminar num encontro diocesano no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Rosa Mota, nos espaços do Palácio de Cristal, no Porto.
O Rancho Folclórico “ AS FLORINHAS DE CALDAS DE SÃO JORGE” e a ASSOCIAÇÂO CULTURAL E RECREATIVA “ AS SAIAS AMARELAS” estarão presentes dignificando esta Vila Termal de Caldas de São Jorge.
Outros grupos e Associação poderão participar e estar presentes desde que se inscrevam. (www.diocese-porto.pt).

As Paróquias de Santa Maria Feira participam na Grande Celebração das Fogaceiras e Festa de São Sebastião,
Bem como na grandiosa Procissão do Corpo de Deus.
Cada Paróquia irá estar presente!
As Fogaceiras serão preparadas em cada Paróquia com um triduo-novena em louvor, prece e honra de São Sebastião (dias17,18 e 19)
Nas Fogaceiras cada Juiz da Cruz  levará a Cruz enfeitada de flores.
Cada Paróquia levará o Círio Pascal que será aceso na Festa
e enfeitado com a faixa constante do nome da Freguesia com uma mensagem adequada!
Bem como a presença representativas de todas as freguesias do Concelho com as Meninas Fogaceiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário