terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ainda a notícia do JN da Escola de Canedo

Tem dado que falar a notícia do JN e muitos comentários sobre a Escola e a família.
Falta saber onde está a verdade!
JN De 02-02-2010

( Da autoria De Salomão Rodrigues)
Um aluno de 14 anos da Escola EB2,3 de Canedo, Santa Maria da Feira, afirma ter sido agredido pelo professor ao pontapé e à cabeçada na aula de Educação Física. A escola admite que "terá acontecido qualquer coisa" e garante que vai abrir um inquérito.
Um sobrolho a sangrar e uma camisola rasgada são os sinais mais visíveis da agressão que o aluno do sexto ano diz ter sofrido, ontem à tarde, numa aula.
A contenda terá acontecido durante um jogo de futebol para avaliação dos alunos. "Chutei uma bola que bateu num colega meu que ficou sem ar e o professor começou aos berros comigo para me sentar. Quando ia sentar-me, chutei uma bola que veio na minha direcção. Então, o professor começou aos murros ao meu pescoço, deu-me uma cabeçada no olho e fiquei a deitar sangue", recordou, ao JN, Rui Pedro.
O jovem estudante adianta que ficou assustado e que, de imediato, fugiu da escola. "O professor disse para eu não ir a lado nenhum, mas saltei as grades e fui para casa da minha irmã para ela ir à escola", continuou.
A irmã e o cunhado de Rui Pedro foram ao estabelecimento de ensino. "Quando chegámos, a escola recusou-se a chamar a ambulância e queria tentar fazer um acordo amigável para não envolvermos as autoridades nem denunciarmos publicamente o sucedido e assim tentar abafar o caso" afirma o cunhado do estudante, Francisco Ramalho. Ainda de acordo com o seu testemunho, foi atendido pelo director do Conselho Executivo, Adriano Santos. "Disse que só lhe queria fazer curativo ao olho na escola", alega.
Seguiu-se uma deslocação à GNR de Canedo, onde terá sido apresentada uma queixa formal. Depois, o cunhado transportou Rui Pedro ao Hospital de S. Sebastião, onde o jovem foi assistido e sujeito a um exame pericial na delegação do Instituto de Medicina Legal.
A irmã, Carla Sofia, diz-se "revoltada": "Isto não são coisas que se façam numa escola. Os alunos estão ali para aprender e os professores para ensinar, não para andar à pancada".
Os familiares de Rui Pedro afirmam, ainda, que durante o dia de hoje será apresentada formalmente a queixa na escola.
"Terá acontecido qualquer coisa na aula de Educação Física, mas ainda não tenho participação dos pais nem do professor, porque, neste momento, ele já não se encontra na escola" afirmou, ao JN, o presidente do Conselho Executivo, Adriano Santos. O responsável pela EB2,3 de Canedo garante que será instaurado um processo de averiguações. "Estas coisas têm o seu procedimento normal. Haverá a participação e depois o processo decorre conforme for necessário, mas, neste momento, não tenho nada em cima da mesa", precisou o docente.
Adriano Santos recusa a alegada tentativa de evitar que o jovem se deslocasse ao hospital. "Disse para deixarem o aluno à responsabilidade da escola para leva-lo ao hospital, mas os familiares recusaram", afirma. O professor acusa os familiares de terem ido à escola para "tentar agredir o professor".
Leia a notícia no JN

1 comentário:

  1. Alguns comentários do Jn
    …..Olá a todos/as.Eu sou uma aluna da escola de canedo...Bem, em relação ao que aconteceu, o professor que agrediu o aluno já me deu aulas e , dava-me treinos de badminton.O professor sempre foi muito simpático, nunca se precipitou, era engraçado, gostava de explicar as coisas com calma para os seus alunos perceberem(...)Eu também conhço o aluno. Ele é um bom rapaz, mas é muito "rebelde".Eu acho que o 'stor teve uma grande injustiça,pois para lhe ter dado uma cabeçada , o aluno teve de fazer das suas, e o 'stor não aguentou e chegou a este ponto.A educação vem de casa, o aluno não tinha qualquer tipo de educação .Como podemos ver, ele avançou as grades da escola(mais uma vez prova que é um aluno rebelde )....
    … não temos nada a ver, e se lhe faz tanta diferença que comentem, para que chamou a comunicação social ah? As pessoas piores que o prof, são de longe melhores do que esse míudo sem educação nenhuma, e de certeza, do que a Carla.
    ….falar a facil queria ver se fosse o vosso filho mas como nao e vos falais de coisas de nao sabem tende vergolha esse prof mem a escola devia de aparecer depois do que fez mas tambem sei que quem escreve estas merdas so podem ser prof ou pessoas piores k esse prof em relacao ou pai e mae vos nao tendes nada a ver olhei por vos porque falar dos outros a facil olhai por quem tendes em casa
    ….Estão aqui comentários de outros alunos que desmentem o aluno!!! esta aqui até um comentário que diz q conhece a familia e o miúdo e q sabe q ele é capaz de tudo... A minha opnião é simples nada disto deveria ter acontecido se, TIVESSEM TIRADO A CUSTÓDIA AOS PAIS DESTA BESTA DE 14 ANOS... já q não vai acontecer nada a este puto mal educado pelo menos que seja apanhado quando tiver 18 anos e que vá den... sei educar, sei que os meus jamais faltariam ao respeito desta maneira como este faltou.... ahhh é verdade não se escreve bergonha com b é com V
    dos teu nao sabes o que dizes es uma bergonha
    .......tantas versões tanta tinta parece que o homen tava a dar aula a 80 alunos. todos opinam e todos sabem como fariam e educavam. ainda não ouvi nada paracidoo com alguem q estava la e assitiu. pois parece que esse homem que paraece que tem uma pacienci a com os alunos de elefante, depois de acudir ao outro aluno so conseguiu tirar o dito vandalo da aula puxando-o por um braço ao que ele tentou virar-se ao homem. este entao ao dar-lhe um berro junto ao rosto as cabeças tocaram uma na outra. segundo essa aluna não viu sangue nenhum. se fosse uma cabeçada como dizem pra ai o rapaz tinha ficado logo a deitar tinta. haja paciência com esta gente que se desse educação aos filhos nada di

    …Cá estão mais 1 ou 2 testemunhos de quem nunca lidou com palermas de 14 anos armados em chicos-espertos!! NÃO FAZEM IDEIA DO PONTO A QUE ESTA ESCUMALHA CHEGA! Não sou professor ou professora, mas sei bem do q falo!! Primeiro vão dar aulas nos tempos que correm, dp falam c conhecimento d causa. O quê, qd imaginam uma criança dessa idade imaginam um bebé? ERRADO!! São mt sabidos no q respeita a faltar à consideração aos mais velhos e são muitíssimo abusados, não respeitam nenhuma autoridade!Infelizmente apenas compreendem a linguagem do medo e da op nao vou aqui enterar o professor nen o aluno so digo que eu quando andei na escola em Portugal apanhei muita purrada do meu professor sem razao hoje continua esse genero de mentalidade em portugal eu axo que nesse cazo se o professor deu uma cabeçada ao aluno conserteza que o aluno nao foi un santo nen deu ao seu professor uma linda resposta os professores sao para educaren e serem respeitados de cada ladohavera uma razao que fazer neste cazo escutar as testemunhas e castigar o culpado que a justiça seja feita e bem clara eu tenho filhos em escola e mesmo professores e sabe deus o que os professores hoje sofrem para educar e ser respeitados comecem por dar educaçao aos vossos filhos e voz professores tentai ser educados para seres

    ResponderEliminar