segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estão a decorrer as Festa do Senhor das Febres e da Senhora da Livração da Localidade da Vergada.

Estão a decorrer as Festa do Senhor das Febres e da Senhora da Livração da Localidade da Vergada.
Estão a decorrer as Festa do Senhor das Febres e da Senhora da Livração da Localidade da Vergada.
Iniciou-se no dia 29 de Junho com uma bem Preparada e Vivida Novena Multimédia pelas 21.00 horas na Igreja Matriz.
Terminou c9om uma majestosa e bem conseguida Procissão de Luzes em honra da Senhora no dia 8 de Julho 5ª Feira às 21.00 horas.
Dia 11 de Junho Domingo foi notícia a invulgar, singular e majestosa Procissão que encheu por completo a RUA CENTRAL da Vergada em duplo percurso devidamente enfeitado atapetado, suportando o peregrinar de mais de uma vintena de lindos andores, o Pálio com o Santo Lenho, ilustres convidados e Povo em Geral!
Foi este o 13º Dia da Festa
Parabéns!
E à espera de frutos espirituais e pastorais!

22 comentários:

  1. Foi uma festa muito bonita! Parabéns ao Senhor Abade e à Comissão de Festas!Estavam todos muito giros!

    Chico da Central

    ResponderEliminar
  2. Se não fossem os olhos atentos do Senhores Presidentes das Juntas da Vilas de Argoncilhe e Moselos, Manuel Coimbra e Jorge Ferreira, a Senhora da Livração "malhava" com cabeça e coroa na padieira da Porta Principal da Igreja Matriz perante o espanto virtual do Pároco em ver a Senhora sem cabeça e sem coroa!!!e ter de regressar ao domicílio e tratatamento operatório!!

    ResponderEliminar
  3. O bosso abade esteve dois anos na nossa Vila de Canedo e arranjou-nos um padre novo, giro, desportivista e jovem.E nós temos muitas saudades dele. Adoramose-o.A assim procederdes ides ter um chibo.
    Chico do mirante

    ResponderEliminar
  4. Gostei, principalmente na parte final da eucaristia, enquanto se preparava a saída da procissão, o solo com que fomos presenteados pelo Senhor Prior. Voz tem ele.

    ResponderEliminar
  5. De facto tivesmos uma festa muito, bonita,(sou suspeita porque sou da terra), tenho pena é q depois de terms um sacerdote da terra,q vem sempre cá em ocasiões festivas,seja posto de parte e se vá convidar um outro (n é q tenha nada contra o senhor, q até é bem divertido)para presidir a missa, Até cheguei a pensar q o Sr. padre Machado fosse estar ausente, porque da forma q falou, q n podia estar presente numa cerimonia de uns novos padres, por causa da nossa festa, parecia q tinha um grande frete pela frente!mas ainda assim se disponibilizou para se pavonear pelas ruas, para se certificar q a procissão estava a correr bem!Também achei q foi de um mau gosto, quando se preparava a procissão para saír, de nos presentear cmo seu solo, o q estava a fazer o grupo coral? Ou n teria tido temp para ensaiar para essa parte da missa, já q quando teve ensaios,o Sr. Padre cismou q estavam a incomodar e só poderiam ensaiar depois das novenas terminarem e nem sequer se dispôs a disponibilizar um outro local! NÃO DA PARA O ENTENDERMOS!
    E, pelo q vejo, a nossa procissão n foi assim tão digna! Não teve direito de ser colocada cá no blogue, q até é da paróquia da vergada, em vez disso, colocaram a das Caldas...
    mas também já percebi: vão ser postos à venda uns dvs, será q é para ajudar a comissão de festas? acho justo q coaborem,n é só receber os lucros da mesma!
    espero q esta mensagem n seja retirada , como de costume.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. Fico espantado e escandalisado pela maneira bossal, malcriada,porca e minimisante como os da Vergada falam do seu senhor abade..
    Joaquim de Guisande

    ResponderEliminar
  7. Ó senhores de Guisande e Canedo que estão fora da freguesia, que têm vôces a ver com o povo da Vergada, as suas opiniões e o que se passa dentro da nossa igreja? sera que alguns destes comentarios nao serão da vossa parte? se o padre era assim tão bom nas vossas paroquias, porque saiu daí??? hm....por alguma razão deve ser.seria bom demais?

    ResponderEliminar
  8. O Sr Padre disse que a igreja tinha de ser cultivada o que eu reparo é que a igreja da vergada principalmente cada vez está mais vazia, o que é mau, depois o bisto vai ver que a igreja está carente de fiéis e vai-lhe perguntar o porquê: a culpa é do povo que não vai à igreja ou será que o padre nao sabe cativar o povo para a igreja? o que vai responder?
    as outras religioes estao a caminhar a passos largos a cativar a população e o sr padre o que tem feito? tem afastado as pessoas da igreja com todos os seus actos como: atrasos, homílias apenas por papeis sabe-se la de onde, más respostas a pedintes e outras pessoas e principalmente desinteresse como na procissao de S. Jorge que já a procissao ia longe e foi preciso ir chama-lo pois o sr estava la dentro da igreja na internet, sim porque o povo da vergada nao é burro e sabe de tudo. Nao somos burros e nao vamos deixa-lo faze-nos passar por tal.
    Pense bem nestes comentarios todos que têm surgido no blog e faça alguma coisa pela nossa igreja, CULTIVE-A, ALIMENTE-A, nao a deixe morrer!!!

    ResponderEliminar
  9. *já é agora é o Bispo.

    ResponderEliminar
  10. e ainda queremos saber o porque de estar no blog DA VERGADA!!!!! VERGADA!!! a procissao das Caldas, o que nos interessa isso? ESTUPIDEZ PURA! GOZO!
    ponha aqui é a procissao da VERGADA e deixe-se de brincadeiras na internet e na paroquia.

    ResponderEliminar
  11. Estes espertinhos da bergada então não bom à missa,mas bom à bruxa, à piruca e às seitas.Coitado do Senhor Abade das Caldas.

    ResponderEliminar
  12. o que é ir à piruca? e ir as seitas?

    ResponderEliminar
  13. o anónimo que defende o abade das caldas deve ser pago para tal, pois são poucos os que dizem bem de um sacerdote que nada mais faz do que criticar, mandar "bocas" e sair do altar de cara levantada achando que está em paz com o povo.
    também seria bom aprender a escrever - inscreva-se nas Novas Oportunidades, pode ser que comece a escrever com menos erros!!!

    ResponderEliminar
  14. pedi ao senhor Bispo um padre que o nosso abade fica todo contente.
    jusé de Arcozelo

    ResponderEliminar
  15. Os da bergada estão a ser uns picuinhas para com o nosso senhor abade das Caldas pegando-lhe por tudo e por nada. Ainda não lhe pegaram com o gado feminino porque não deve haver nada que preste e com os escovas e ricos por que não lhe liga nenhum, nem patavina.

    Sãozinha de Casaldoido

    ResponderEliminar
  16. O povo da Vergada não se manisfesta contra o padre de S.Jorge. O povo da Vergada comenta o que se passa na paróquia da Vergada. Quanto ainda não lhe pegarem por gado feminino, deve faltar aqui a Saozinha de Casaldoído.

    ResponderEliminar
  17. Comecei estes dias a visualizar alguns sítios de blogosfera e entrei no da paróquia da Vergada, uma vez que sou aqui residente. Depois de ler algumas intervenções e comentários, alguns com alguma graça e crítica, outros nem tanto, resolvi continuar a leitura e numa destas intervenções, cujo título é a voz do pároco, chamou-me a atenção aquela de 15 de Outubro de 2009, na qual este colocou, suponho que uma transcrição onde é atacada a forma como a parte religiosa desta nobre terra foi gerida nos últimos, pelo menos, setenta anos, com a qual concorda e fez eco.
    Quem tiver lido aquele texto e não conhecer a realidade da paróquia, pensará que esta estava adormecida e que no espaço de um ano tudo se transformou para melhor. Houveram algumas melhorias, principalmente com aparelhos audiovisuais, que, de momento, pouca utilidade têm, a não ser para o Sr. Padre se entreter por vezes antes das celebrações, fazendo horas para começar as mesmas, sempre cinco, dez e por vezes mais minutos depois da hora previamente marcada pelo próprio.
    No que diz respeito aos movimentos, tirando o ponto 7 da referida carta, não tenho conhecimento que tenha acrescido algo, pode ter havido mais ou menos dinamismo, de cunho pessoal do responsável, mas, no essencial, mantém-se tudo na mesma.
    Quanto ao plano de intenções para o Desenvolvimento da Localidade da Vergada, poderá contar com o apoio de Junta de Argoncilhe para obras no espaço exterior, pois nas salas da catequese e reuniões acho que estamos conversados.

    ResponderEliminar
  18. Agora a segunda parte da carta:
    Eu por vezes também tenho dificuldade em compreender o que é um pároco. Em princípio deveria ser um condutor de homens, um homem humilde, recatado, não exibicionista, cordato, etc.
    Pois bem, eu resido na paróquia de Cristo Rei da Vergada desde Janeiro de 1977, portanto 34 anos. É uma terra que me acolheu bem. Nunca tive problemas, também não os procurei; respeitei e tenho sido respeitado.
    Quanto às celebrações na antiga capela, pelos padres claretianos (“na impossibilidade dos párocos de Argoncilhe e Mozelos fazerem” impossibilidade uma ova, esta zona era terra de ninguém) concerteza eram feitas com autorização do Sr. Bispo da diocese e parecer favorável do pároco de Argoncilhe, padre Baptista (batistão) na altura, por isso, o título a dinastia dos claretianos é um abuso.
    Quanto a um missionário de nome P. Álvaro é, em meu entender, um insulto a um homem que foi padre, que era da terra e que já não está neste mundo para se defender. Este missionário de nome P. Álvaro, teve uma vida cheia de trabalho em Angola onde deixou obra feita na diocese de Silva Porto, hoje Kuito. Este Senhor Padre Álvaro sempre sonhou construir uma igreja na terra dele. Quando meteu mãos à obra, sabia que iria ter a oposição das freguesias e paróquias de Argoncilhe e Mozelos e contava com a não interferência da diocese.
    Quanto aos materiais foi o melhor que se arranjou na época, não queria que se construísse a igreja com mármore de Carrara. Quanto aos meios, todos foram pouco, mesmo os da Sra. da Azenha foram benvindos. Quanto ao calvário; que dizer: o que é um calvário? Todos nós temos o nosso calvário. Até na paróquia da Vergada temos o nosso. Neste caso, até é a descer da Igreja paroquial em direcção a um vale, onde está edificada uma capelinha. Cada um que lá vai rezar, vai com a sua fé. Por vezes é preferível rezar só e em silêncio, do estar uma hora a ouvir um sujeito, que por ter sido ordenado padre, pensa que é o senhor absoluto da verdade. O Senhor Padre Álvaro fez o que a Igreja católica à qual eu pertenço com muita honra. A Igreja católica aplicou nas festas pagãs a celebração festiva de um acontecimento da mesma. Natal, Páscoa, S.João, etc.. O Padre Álvaro colocou o cemitério em direcção à Azenha. Não sei se antes de ser paróquia, já este percurso era aproveitado para cerimónias com início na antiga capela.
    Quanto à subserviência, não digo nada. Sim sucedeu-lhe o Senhor Padre Antero Reis, uma alma generosa, nem sempre compreendido. Dinastia espiritana: O que é que o senhor padre tem contra os espiritanos? A sua formação não é espiritana? Não. Em meu entender não tem espírito missionário. Esta dos infiltras é de bradar aos céus. Durante o período decorrido entre o falecimento do Sr. Padre Antero e a nomeação e posse do Padre Augusto Batista, a paróquia esteve sob a responsabilidade do padre António Batista de Oliveira, pároco de Sandim e Vila Maior e vigário da vara Gaia Sul. A pedido deste, o Sr. Padre Nuno, embora doente, mas com muita alegria e muito honrado, assumiu praticamente todo o trabalho da paróquia e continuou a colaborar activamente com o Padre Augusto, por quem foi muito acarinhado, até este se ir embora.
    O senhor padre não perdoa que os missionários espiritanos desta terra sejam queridos e tudo tem feito para os pôr de lado. O Senhor Padre Nuno, depois que o titular da paróquia tomou posse, poucas vezes foi autorizado a celebrar; fazia-lhe o especial favor de deixar concelebrar. Quanto ao Senhor Padre Casimiro, desde que ele presidiu às celebrações do ano de 2009, não lhe perdoou a forma como ele conduziu a procissão das velas nas vésperas da festa, e a partir daí, salvo erro, nunca mais foi autorizado a celebrar. Ele com certeza que não lhe pede, mas o prior da terra, com o pó que tem aos infiltras, não toma a iniciativa de lhe dizer para celebrar, durante o período de férias.

    ResponderEliminar
  19. Devo dizer-lhe, reverendo, que não concordo com o senhor quando diz que esta localidade não tem os predicados para ser paróquia. Depende do pastor que está à frente do rebanho. Se este não souber lidar com as ovelhas, elas não lhe obedecem nem o seguem. É preciso ter confiança no condutor.
    Por hoje me fico. Eu volto.

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que o Senhor Abade das Caldas e da Vergada dispensa e faculta este espaço de liberdade que é o blog até para dizerm mal dele. Dizem que ele não se chateia e até fica a conhecer melhor o rebanho que o senhor bispo lhe entregou.

    Tony da Sé

    ResponderEliminar
  21. mais um q n é de cá e vem meter o nariz!...

    ResponderEliminar
  22. Estes tipos são uns arrebitados de primeira.

    ResponderEliminar