sábado, 23 de junho de 2012


                   40 anos da Paróquia de Cristo Rei da Vergada 
                               (BODAS DE ESMERALDA) 
 No dia 21 de junho de dois mil e doze, pelas 21,00 horas e na Secretaria Paroquial de Cristo Rei da Vergada esteve reunido o Conselho Paroquial de Pastoral bem como a Comissão Para os Assuntos Económicos (Executiva). Estiveram presentes além do Pároco – Sr. Pe. António Teixeira Machado e do Sr. Diácono António Avelino Valinho Luís, os seguintes membros: Ana Celeste Pinto Martins, António Cândido Miranda, Daniel César Cardoso Santos, Jacinto Cardoso, João José Couto Batista Pinto, Manuel Avelino Alves Cardoso, Maria Ermelinda da Silva Ferreira, Maria Manuela da Silva Ribeiro, Maria Rosa de Jesus Queirós, Pedro Manuel Oliveira Ferreira, Ana Lúcia em representação dos Acólitos e Sofia Alexandra da Silva Coelho.
Faltou o Sr. Diácono Joaquim Augusto da Silva Santos, por se encontrar ausente, bem como a Cristina Manuela da Silva Ferreira, Esperança Pereira da Silva, Maria Fernanda Alves Lamas Santos, Rosa Maria Ferreira da Silva Rodrigues Pinho e Vítor Augusto Pereira dos Santos.
Em virtude de eu, o secretário, ter chegado um pouco atrasado derivado ao curso de Administração Paroquial que anda a frequentar, não me foi possível estar presente ao início da reunião. Todavia, passo a descrever o ponto da situação, após a minha chegada.
Esta reunião visa definir e planificar os eventos das Comemorações dos quarenta anos da criação da Paróquia da Vergada havendo duas datas que não podem ser esquecidas pelos que aqui residem:
o dia 7 de Agosto de 1972 (data da Provisão Diocesana da Instituição da Paróquia)
e a data de 15 de Agosto de 1972 (data da entrada oficial como Igreja Matriz).
Para assinalar a data das Bodas de Esmeralda da criação da Paróquia (40 anos) prevêem-se as seguintes atividades:
Exposição de fotografias, documentação e materiais alusivos à localidade da Vergada.
Esta exposição está já garantida até ao ano de 1973 e terá como título “Alicerces da Paróquia”. Será aberta  a 4 de agosto e ficará exposta até ao dia 10 de setembro.
Conferência no dia 7 de Agosto, às 21 horas, sobre a proto-história, história da Paróquia até ao dia 15 de Agosto pelo Sr. Doutor de História Vergadense, Hugo Silva.
Estará também presente o Projectista desta Igreja Matriz e da Residência Paroquial (?) o Sr. Alberto Almeida.
Vamos falar aos Srs. Drs. Rui Guedes Ribeiro e Jorge Ferreira Ferreira para ver a possibilidade de estes poderem apresentar aquelas individualidades.
Conferência sobre a Paróquia Experimental e Definitiva de Cristo Rei da Vergada de 7 de Agosto de 1972 aos nossos dias.
Os oradores serão o Sr. Pe. Casimiro Pinto de Oliveira e o Sr. Dr. Pedro Ferreira (Maestro dos coros da Paróquia).
O Sr. Pe. Machado fará a apresentação do Sr. Pe. Casimiro
e a Sr.ª Dr.ª Ermelinda Ferreira fará a apresentação do Sr. Dr. Pedro Ferreira. Esta Conferência será no dia 9 de Agosto às 21 horas.
Bênção da Igreja, Dedicação da Igreja
e Bênção do Altar na Eucaristia do dia 15 de Agosto às 19 horas por Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo D. João Evangelista Pimentel Lavrador.
Colocação de placards e placas alusivas às Comemorações.
Convívio/partilha com lanche/ajantarado para todos os inscritos e convidados no final do qual se partilhará o Bolo de Aniversário com o canto de Parabéns e do Hino da Paróquia.
A próxima reunião será no dia 21 de Julho às 21 horas.

E rematou-se o encontro com o balanço/ponto da situação do mês de Maria.
É redutor fazer o encerramento do mês de Maria na Paróquia e não ir ao encerramento proposto pela diocese. Dever-se-á, no futuro, fazer a procissão um dia ou dois antes do fim do mês ou então enviar uma delegação para representar a Paróquia junto da Diocese.
E nada mais havendo a tratar deu-se por finalizada a reunião pelas 23,30 horas da qual se lavrou a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada….
  

5 comentários:

  1. Eu li ata e deparei com algumas lacunas ou falhas vejamos o que falta;
    Um homenagem (romagem ao cemitério) aos Padres falecidos P. Álvaro, P. Antero como párocos e P. Nuno como filho da terra que tanto gostava da Vergada.
    Homenagem a maior bem feitora da paroquia Sr.ª. Conceição, e a todos que trabalharam para a paroquia e que já partiram.
    Homenagem ao Padre da terra que tanto tem feito pela paroquia, ao saudoso Padre Baptista, porque não homenagear Sr.ª. Esperança com dedicação total à paroquia ainda mesmo no tempo da capela e ainda um jovem que tanto fez pela paroquia nós mais de 10 anos de inteira dedicação e com obra feita Sr. Floriano.
    Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Todas as sugestões são benvindas,
    são mais valias
    e há muito a fazer.
    As comemoração duram o ano inteiro.

    ResponderEliminar
  3. O Pároco apresentou uma lista pormenorizada de cerca de uma centena de personalidades a convidar para a iniciativa das Bodas de Esmeralda da Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada,
    orientando-se pelos Escritos,
    Actas
    e Histõria da Paróquia.
    Confessa estar incompleto o trabalho.
    Há que passar pela Secretaria Paroquial a confirnar o nome ou ou seu herdeiro (a)
    com o contacto
    e endereço.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Alguem sabe-me dizer o que é feito do sr.Floriano,é de uma honestidade grande Homem andava sempre pela igreja não o tenho visto.
    Merece ser homenegeado.

    ResponderEliminar
  5. É passar pela Secretaria Paroquial
    e não comentem desnecessáriamente.

    ResponderEliminar