quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Em vista ao Grande Dia da Dedicação
da Igreja Matriz da Vergada a Cristo Rei
com a Bênção do Altar e do Sacrário no dia 15 de Agosto, 
 
Festividade da Assumpção da Senhora ao Céu, pelas 19.00 horas, encerraram-se na noite de Quinta-Feira, dia 9 de Agosto, com as duas Conferências do Programa, 
no âmbito das Comemorações dos 40 anos
da Paróquia de Cristo Rei da Vergada.
 
Inseridas no Programa Elaborado constante de uma
Exposição:
 “ALICERCES DA PARÓQUIA"
e CICLO DE CONFERÊNCIAS
no Salão Paroquial ( Cripta da Igreja Matriz da Vergada)às 21.00 horas 
No dia dia7 de Agosto:
1- PROTO-HISTÓRIA E HISTÓRIA DA PARÓQUIA
Professor de História Doutor Hugo Ribeiro
2 - A IGREJA MATRIZ DE CRISTO REI DA VERGADA,
AMBIÊNCIA E PAISAGÍSTICA LOCAL 
Pelo Projectista, Agente Técnico de Engenharia e Arquitectura
Senhor Alberto Dias de Almeida.
 
No dia 9 de Agosto:
1-APARÓQUIA DA VERGADA DE EXPERIMENTAL A DEFINITIVA
Padre Casimiro Pinto de Oliveira, CSSP
2- MOVIMENTO E DINAMISMO PASTORAL DOS  QUARENTA ANOS PARÓQUIA DE CRISTO REI DA VERGADA
Professor Doutor Pedro Ferreira.
Apresentadores dos Conferencistas Dr. Pedro Ferreira
Dra. Maria Ermelinda Ferreira

5 comentários:

  1. Mais uma vez estive presente. Sendo um leigo em matéria de conferências, mas como interessado na história da paróquia da Vergada, fiquei mais esclarecido. Gostei da intervenção do Sr. Padre Casimiro na esplanação do andamento das obras, fase a fase. Gostei particularmente daquela do cemitério; o Padre Álvaro não se importava de trabalhar no limite da legalidade. Não foi focado, mas ele foi processado e teve de ir ao tribunal responder, por ter feito os primeiros enterros sem autorização para tal(ano de 1977, salvo erro). Gostei também da intervenção do Pedro. Conhecia a sua capacidade intelectual e organizativa. Questionou-se e questionou-nos a todos. Surpreendeu-me pela positiva. Gostei ainda da intervenção do elemento da Junta de Argoncilhe, sentado na plateia por opção, que depois de dizer que a obra é de todos e para todos, realçõu a figura do timoneiro, Padre Álvaro, e lembrou que o património construido, mesmo não estando a ser utilizado, deve ser preservado. Gostei também das outras intervenções. Acho que o povo da Vergada está de parabéns. Um bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, foi ver a exposição dos 40 anos da paróquia qual não foi o meu espanto da paróquia consta muito pouco,da terra sim .
    Perguntei quem tinha tratado da exposição e foi-me dito por um ateu um homem que roubou a igreja a uns anos atrás.
    Senhor Abade, troque a exposição pois da paróquia só tem umas atas e fotos,e não fotos de palacios da Vergada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A exposição versava a história da Vergada, e está incluída nas comemorações dos 40 anos da paróquia. As conferências ali feitas nos dias 7 e 9, focaram a história dos lugares que estão abrangidos pela paróquia de Cristo Rei da Vergada e as vicissitudes passadas por um povo insubmisso, inconformado e que vai à luta. Quanto a quem tratou da exposição, devo dizer que é um dos homens mais estudiosos e documentados, daqui natural e residente. Quanto ao ateu, aqui dispensável, limito-me a transcrever um breve trecho escrito pelo P.Álvaro: "O Espirito Santo pode operar milagres onde quizer e como quizer". Agora pergunto eu ao santinho: O que é melhor, um ateu honesto e amigo do seu amigo, ou frequentador da Igreja que, mesmo dentro desta, está a pensar como há-de ludibriar o amigo ou o vizinho?

      Eliminar
  3. A onde está esse honesto!? o mesmo que roubou a igreja ou seja fez uma festa e com o dinheiro que sobrou ninguem sabe dele os restantes festeiros dizem que ele é que tem o dinheiro e não entrega a igreja.
    Ou já lhe entregou o dinheiro e ficou com ele?
    O povo da Vergada tem memoria muito corta esquece muito rapido não é Sr. Abade e não anonimo.

    ResponderEliminar
  4. A paróquia de Cristo Rei da Vergada e aqueles que da comunidade se quiseram associar às festividades estão de parabéns.
    Diferentes opiniões enriquecem uma comunidade.
    Quem assistiu às palestras e à cerimónia do dia 15 fica com a certeza que ser desta terra é um orgulho, independentemente dos problemas e/ou conflitos que existam ou tenham existido.
    Na vida muita coisa não se esquece mas se nos prendermos ao passado não somos capazes de viver o presente e projetar o futuro.
    Os mentores desta comemoração fizeram um bom trabalho, sem esquecer aqueles(as) que muito trabalharam para que corresse bem.

    ResponderEliminar