terça-feira, 7 de junho de 2011

Acta da Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada do dia 2 de Junho de 2011

Acta da Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada
do dia 2 de Junho de 2011
No dia dois de Junho de dois mil e onze, pelas 21,00 horas e na Sala Nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada estiveram reunidos os membros da Comissão Executiva, tendo como Presidente o seu Pároco – Pe. António Teixeira Machado bem como a Srª D. Esperança Pereira da Silva e os Srs. José António Barbosa Cardoso, João José Couto Batista Pinto, Manuel Avelino Alves Cardoso e o secretário Jacinto Cardoso.
O Sr. Daniel César Cardoso Santos não esteve presente visto continuar com problemas de saúde e o Sr. Floriano José Ferreira da Silva informou que não podia estar presente por motivos pessoais.
Estiveram também presentes os Srs. Diáconos:
Joaquim Augusto da Silva Santos
e António Avelino Valinho Luís.
Os pontos agendados são os seguintes:
1 – Período antes da ordem do dia
2 – Leitura da acta anterior e aprovação ou não da mesma;
3 - Festividades;
4 - Obras;
5 – Vinda  de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Bispo Titular do Porto, D. Manuel Clemente, no dia 25 de Junho
6 - Visita Pastoral à Paróquia de Cristo Rei da Vergada
7 – Outros Assuntos :Acrescentos e Observações.
Ponto 1 – Antes da ordem do dia
O Pároco começou por dizer que tinha estado com o Projectista que iniciou a construção da Igreja da Vergada, o Sr. Alberto Dias Almeida, bem como com o Jovem Arquitecto Sr. Pedro Silva, Do Gabinete da Câmara de Santa Maria da Feira para darem uma ajuda na reunião de hoje para seguimento da remodelação da Igreja. Também foi referido que o Sr. Alberto Dias Almeida iria aparecer na reunião e que o Sr Pedro Silva, se pudesse, também viria à reunião dado que tinha uma outra marcada para a mesma hora.
Ponto 2 – Acta anterior e aprovação ou não da mesma
Foi lida a acta anterior.
Foi dito que, em relação ao ponto 4 da mesma, e em relação à Procissão Eucarística, em Santa Maria da Feira, não tinham sido mencionados os nomes das pessoas que se tinham oferecido para levar as alfaias religiosas
e que tinham sido os Srs. Manuel Avelino Alves Cardoso
e João José Couto Batista Pinto.
Estes, ficaram de falar ao Henrique pois, perguntando ao secretário se este poderia ir foi-lhes dito que não, em virtude de já ter assumido um outro compromisso para essa tarde.
Também foi pedido ao Jacinto para que falasse com os Acólitos para ver se dois deles poderiam representar a Paróquia no Corpo de Deus, na Vigararia, levando o turíbulo e a naveta.
Aqui fica feito o respectivo acrescentamento à acta anterior do dia 10 de Maio de 2011.
Posto isto, a acta foi aprovada.
Ponto 3 - Festividades
Terminou o encerramento do mês de Maio, mês de Maria, mês da Mãe.
Correu tudo bem e houve bastante participação.
Quanto à calendarização das festas e celebrações não houve nada a acrescentar para além do que já se encontra definido.
Ponto 4 - Obras
Como foi referido no ponto 1 o Projectista que iniciou a construção da Igreja da Vergada, o Sr. Alberto Dias Almeida veio à reunião.
Depois das boas-vindas expressos pelo Pároco e demais elementos da Comissão Executiva, fez-se um pequeno croquis para elucidar e transmitir melhor a ideia do que se pretendia com a execução do hall de entrada ( O Litúrgico e Cultual Guardavento inexistente na Igreja Matriz que dá motivo ao muito baralho – “feira de panelas” -  no fim das Celebrações e não conferindo a dignidade necessária  ao Baptistério Paroquial) na Igreja da Vergada.
O Sr. Alberto disse que tinha acompanhado a construção desta Igreja da Vergada, no seu início mas, posteriormente e não sabendo muito bem o motivo, na fase final desta construção, não foi ele quem superintendeu nas obras.
Prometeu procurar no arquivo para ver se encontrava o projeto desta Igreja.
Caso o mesmo não seja encontrado ter-se-á de pedir uma cópia na Câmara o mesmo  a data  por volta do ano de 1966/1967, para fazer um estudo à remodelação com a construção do Guardavento da Igreja Matriz e alteração das Portas de entrada desta Igreja.
Ponto 5 - Vinda do Sr. Bispo, D. Manuel Clemente, no dia 25 de Junho
O Sr. Bispo do Porto, D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, estará no próximo dia 25 de Junho, sábado, na nossa terra a convite do Pároco local e assentimento da Comissão Executiva .
Presidirá à Eucaristia das 17 horas.
Após a Eucaristia , se possível estará presente ao Encerramento da Catequese  em que um lanche/convívio.
A Comissão Executiva e os Senhores Diáconos colaborarão na recepção com toda a comunidade presente.
Ponto 6 – Visita Pastoral
Estão agendadas as Visitas Pastorais para o ano 2011/2012.
A visita do Sr. Bispo a esta Paróquia de Cristo-Rei da Vergada é de 3 a 8 de Janeiro de 2012.
Além de outras iniciativas e pontos a referir será conferido o  Sacramento da Confirmação ou Crisma para os ( as) vocacionados (as) e apresentam testemunhos de Fé, Crença e praticância e colaboração na Comunidade Paroquial.
Está prevista  uma reunião  com a Comissão Paroquial de Pastoral se possível ainda antes da Festa Religiosa do Senhor das Febres e de Nossa Senhora da Livração que se realizará no dia 10 de Julho.
Ponto 7 – Acrescentos e Observações
Como ninguém se dispôs, dentro do prazo marcado ( 31 de Maio de 2011)  para tratarem da festa popular e tradicional em honra do Senhor das Febres e de Nossa Senhora da Livração  a Comissão Executiva da Paróquia, a Comissão de Iniciativas Paroquiais e  Zeladores (as), Portadores (as) dos Andores  tratarão  da Licença do Paço e da Licença das Autoridades (Câmara/GNR), bem como o fecho do contrato com a  Tuna Moselos para abrilhantar  a  Procissão e A Fanfarra dos Bombeiros  de Lourosa) para abrir o cortejo.
Serão dispensadas as marionetes.
Ter-se-á também de ver o assunto dos foguetes ( sem canas!) e respectiva licença.
É costume deitar alguns foguetes ao “Sanctus” e durante a procissão.
Para ajudar a custear as despesas vai a Comunidade ser sensibilizada. 
Distribuir-se-á uma pequena publicação “Publisher”por todas as casas e doadores, registadas as ofertas  onde  cada um pode consultar na Secretaria Paroquial o seu generoso donativo.
Bem como foi referido deve passar-se pelas  Empresas da Localidade da Vergada e por outras que queiram colaborar..
A novena será feita como está expresso na calendarização das festas e celebrações. Os ( as) zeladores(as) e portadores (as) dos andores estão convidados a orientar a Novena respeitanto ao Santo (a) devocionado (a), à semelhança do ano transacto.
Este ano, a Procissão das Luzes do dia 7 de julho, quinta-feira, vai ao alto da Vergada
e a Procissão do Senhor das Febres vai ao Dengo.
No que se refere ao telhado da Igreja (telhas de fibrocimento partidas) foi comunicado que há uma Empresa da zona que se disponibilizou em oferecer uma quantidade daquelas telhas, que possui em armazém, para a reparação/vedação do telhado da Igreja.
Também há um orçamento de cerca de 2.100,00 Euros duma Empresa de Moselos para fazer a reparação do telhado com as telhas que foram oferecidas à Igreja.
A reparação do telhado com estas telhas, embora não seja a ideal, será uma solução para colmatar a infiltração da água da chuva na Igreja, na sala nova e na casa  mortuária.
Dever-se-ia arranjar alguém para dar um arranjo ao jardim da residência.
O Workshop a realizar no Salão do Paço episcopal sobre as Comunicações Sociais na Igreja, Sites, blogs, e meios informatizados na Igrejas Matrizes e multimédia foi cancelada pela grande afluência de participantes.
Sendo o espaço em questão exíguo.
Será anunciada uma nova data e local para este eventoe  iniciativa.
E nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião por volta das 23,30 horas da qual se lavrou a presente acta que depois de lida e aprovada será assinada pelo presidente e por mim que a secretariei.
(Pe. António Teixeira Machado)
(Jacinto Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário