domingo, 26 de junho de 2011

Vinda à Paróquia de Cristo Rei da Vergada do Senhor Bispo do Porto.

Tarde de Sábado 25 de Junho de 2011
 
Vinda à Paróquia de Cristo Rei da Vergada de Sua Excelência Reverendíssimo do Senhor Bispo Titular da Diocese do Porto a Convite expresso do Reverendo Pároco Local  Padre António Teixeira Machado.
 Foi uma tarde de Sábado diferente e singular pois sua Excelência Reverendíssima presidiu à Eucaristia da Comunidade pelas 17.00 horas tendo em seguida agraciado  com a sua presença ao Convívio de Encerramento da Catequese no Salão de Actos do Centro Paroquial.
Tanto na recepção, como na Eucaristia e no Convívio  foi grandioso o número de crentes e fiéis que rejubilaram e aplaudiram a presença do Pastor da Diocese do Porto nesta Parcela Comunitária que é a Paróquia da Vergada.
De referir a presença simpática e acolhedora de todos os Vergadenses que acederam ao Convite Geral dirigido pelo Pároco. De salientar a Presença da representação da Junta de Freguesia da Vila de Argoncilhe,  a  convite do Senhor Presidente da Junta Manuel Coimbra, nas pessoas dos Senhores Presidente da Assembleia de Freguesia, o Senhor Amorim Duarte e Secretário Rui; bem como dos Senhores Diáconos Joaquim Augusto da Silva Santos e António Avelino Valinho Luís.
  Antecipadamente chegado e feitas as apresentações personalizadas dos presentes  pelo Pároco foi realizada uma visita guiada à Igreja Matriz, Sacristia, salas da Catequese, Salão de Actos e outros espaços, ficou Sua Excelência Reverendíssima sabedor e conhecedor dos virtuosismos e capacidades desenvolvidas e a desenvolver pela Comunidade de Crentes Local.
O Pároco salientou algumas notas da Paróquia de Cristo Rei da Vergada.
A Igreja de Cristo Rei da Vergada está implantada no local do antigo arraial e ex-Capela da Vergada e teria como orago inicial S. João.
 
O ano exacto da sua construção continua a ser uma incógnita por falta de documentação, mas as pessoas mais antigas dizem que deverá ter ocorrido em meados do século XIX.
Posteriormente passou a ter como Patronos como  Nosso Senhor das Febres
A Paróquia de Cristo Rei da Vergada foi criada por Decreto de 7 de Agosto de 1972
pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, iniciou as suas actividades pastorais a 15 de Agosto do mesmo ano, sendo Pároco, criador e impulsionador da mesma
É constituída pelos lugares de Ordonhe e Ramil da Paróquia de Argoncilhe
e pelos lugares da Vergada e Ermilhe da Paróquia de Mozelos.
Párocos da Vergada: Padre  Álvaro Soares da Silva de15 de Agosto de 1972 a 31 de Dezembro de 1984 - 12 anos
Padre Antero Soares dos Reis de Dezembro de 1984 até ao ano 2003 – 19 anos
Padre Augusto Baptista de 2003: Pároco da Vergada (Santa Maria da Feira) até Novembro de 2008 – 5 anos
Padre António Teixeira Machado 22 de Novembro de 2008 a 2011 ( 3 anos)
A Paróquia tem vários movimentos. De referir a Catequese da Caminhada de 10 Anos. Virtualmente seguindo a média de fase etário de 30 catequizandos teríamos cerca e a passar de 300.A partir do 6º ano ( Profissão  de Fé encaminha-se para metade).Assim  em 2011 temos no 1º Ano – 35 crianças; no 2ª Ano – 35 crianças; no 3º Ano - 1ª Comunhão ( Comunhão  Solene) –24 , no 4º Ano – Festa da Palavra – 20;
no 5º Ano – Festa do Credo – 2; no 6º Ano  - Profissão de Fé  24; no 7º Ano – 7;no 8º Ano  - Festa da Vida – 10; no 9º Ano – 0 ( Festa da Fé de 2007) e  no 10º Ano – festa do Envio – 12.

Sem comentários:

Enviar um comentário