sábado, 12 de maio de 2012


Acta do Conselho Pastoral Paroquial
 No dia 10 de maio de dois mil e doze, pelas 21,00 horas e na Sala sa Secretaria Paroquial desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada esteve reunido o Conselho Paroquial de Pastoral bem como a Comissão Executiva. Estiveram presentes para além do Pároco – Pe. António Teixeira Machado e do Sr. Diácono António Avelino Valinho Luís, os seguintes membros: Ana Celeste Pinto Martins, António Cândido Miranda, Daniel César Cardoso Santos, Jacinto Cardoso, João José Couto Batista Pinto, Manuel Avelino Alves Cardoso, Maria Ermelinda da Silva Ferreira, Maria Manuela da Silva Ribeiro, Maria Rosa de Jesus Queirós, Pedro Manuel Oliveira Ferreira, Rui Miguel Gonçalves Neves e Sofia Alexandra da Silva Coelho.
Faltou o Sr. Diácono Joaquim Augusto da Silva Santos, bem como a Cristina Manuela da Silva Ferreira, Esperança Pereira da Silva, Maria Fernanda Alves Lamas Santos, Rosa Maria Ferreira da Silva Rodrigues Pinho e Vítor Augusto Pereira dos Santos.
A reunião começou por uma breve oração seguindo-se a leitura da ata do dia 12 de abril p.p. Na leitura desta ata faltou assinalar a visita que os Jovens Malucos por Jesus tinham começado a fazer aos doentes e idosos desta comunidade, acompanhados pelos Ministros da Comunhão. É uma iniciativa importante e que deveria ser “copiada” e incentivada pelos diversos movimentos e/ou vizinhança de doentes paralisados dando cumprimento às Obras de Misericórdia na sua globalidade e nomeadamente:(5ª Obra de Misericórdia Corporal - Assistir aos Enfermos e 4ª Obra de Misericórdia Espiritual – Consolar os Tristes).
Seguidamente deu-se início à reunião com a continuação do repto lançado pelo Sr. Bispo, D. João Lavrador, aquando da visita pastoral a esta Paróquia, de 3 a 8 de janeiro, tendo-se focado os seguintes pontos:

1.     Apesar do apelo para a entrada de novos elementos na Conferência Vicentina, o mesmo não surtiu efeito. Do mesmo modo, infelizmente, podemos dizer em relação a visitas a doentes, ao transporte de cristãos incapacitados e que desejam participar nas Eucaristias. Há pobreza na comunidade e muito dela envergonhada. Quando as Instituições paroquiais ou sociais não conseguem dar resposta imediata a casos urgentes deve ser a restauração ou os vizinhos a providenciar na ajuda aos necessitados.
Quanto ao Banco de Livros parece haver algum entusiasmo e colaboração por parte das pessoas. Vamos em frente, não descuremos a iniciativa e apoiemo-la.
Parte da calendarização das atividades paroquiais está feita faltando, contudo, a calendarização de alguns movimentos. Uns ainda não entregaram o plano das atividades e outros entregaram-no, mas não foram recepcionados no correio eletrónico do Pedro. Os movimentos em falta deverão fazê-lo logo que possível. O Pedro irá elaborar, ainda para o resto do ano litúrgico, a calendarização das diversas atividades para serem conhecidas atempadamente por todos os movimentos e cristãos da comunidade, servindo de apoio, estímulo e entreajuda, em caso de necessidade, aos diversos organismos o que levará a que a Paróquia seja mais coesa e dinâmica, na expectativa de uma maior responsabilização e santificação de todos os seus membros, como já frisado na ata de 12 de abril.


2.     Está a ser elaborado um jornal paroquial para dar a conhecer as iniciativas, projetos e temas centrais da Paróquia deverá sair possivelmente após a Festa do Senhor das Febres, da Senora da Livração e de Cristo Rei e antes do dia 15 de Agosto. O mesmo também ajudará na divulgação e na reflexão da Doutrina Social da Igreja.

3.     Nesse dia, 15 de Agosto, a Paróquia de Cristo Rei da Vergada assinala o 40º ano da sua criação (1972-2012) por Provisão de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo D. António Ferreira Gomes com data de 7 de Agosto de 1972.

4.     Para lembrar e dar a conhecer a criação da Paróquia Experimental e apresentemente Paróquia definitiva vai ser elaborada uma faixa a colocar no frontispício da Igreja. Devem-se comprometer todos os movimentos e demais comunidade para participarem na celebração festiva da Eucaristia do dia 15 de agosto e nos diversos encontros e atividades que a Paróquia organize. Além disto, estamos a pensar noutros eventos, nomeadamente a criação  um Hino da Paróquia, promover um concerto de Música  Sacra ou Instrumental Litúrgica, fazer uma exposição de fotografias da capela demolida para dar lugar a esta Igreja, bem como de fotos de edifícios antigos da localidade e hoje desaparecidos, fotos da Igreja nas suas diversas fases de construção e acabamento; fotos das “alminhas” da terra, como as do pinheiro das sete cruzes, etc.

Também poderão ser expostos materiais que fizeram história, como máquinas antigas referentes à feitura de escovas/vassouras, indústria da cortiça, cerâmica e olaria, etc. Para a concretização deste projeto contamos com a colaboração de todos, pelo que quem possui alguma coisa que possa ser útil, interessante e agradável a esta exposição o favor de a emprestar ou ao Pároco ou a qualquer elemento da Comissão Executiva da Paróquia ou à Comissão Paroquial de Pastoral.
O Pároco referiu “… ne pereant”: Não deixar morrer o que ainda existe…”

5.     Para a todos assinalar o “Ano da Fé” que decorrerá de 11 de outubro de 2012 a novembro de 2013 será criada uma faixa a colocar na frente da Igreja. O estudo do subtema que a paróquia se propõe escolher e estudar ao longo do ano da Fé será colocado na faixa. A Fé é também a decisão de estar sempre com Jesus, pelo que deve envolver toda a pessoa: o coração, a inteligência e o corpo. Há necessidade de voltar às origens. Há necessidade de conhecer o entusiasmo dos apóstolos, os seus desencontros e questionamentos, o anúncio da cruz por parte de Jesus… e finalmente a Ressurreição. No Ano da Fé há necessidade de voltar às origens no estudo dos vários documentos conciliares ( do Concílio vaticano II) e valorizar diversos serviços, tais como: leitor, salmista, cantor, acólito, exorcista, diácono juntamente com o Presbitério e Episcopado. Devem-se reformular cânticos e celebrações, etc.; valorizar os Sacramentos mais esquecidos tais como a Santa Unção  ( ou Unção dos Enfermos), a Confirmação ou Crisma, e a Confissão ( Reconciliação ou Penitência); há que conhecer melhor o Catecismo da Igreja Católica, a Doutrina Social da Igreja, etc.
6.     O Sr. Diácono António Avelino convidou o Sr. Pe. Rui Santiago, Redentorista, no sentido de fazer um curso bíblico destinado especialmente às paróquias de Caldas de S. Jorge e Vergada. O Reverendo  Pe. Rui Santiago só está disponível para a Quaresma do próximo ano. Antes do curso bíblico tencionamos fazer a semana bíblica que deverá ser orientada, em princípio, pelas Irmãs Paulinas para se aprender a manusear a Bíblia, reflectir, rezar e proclamá-la.
7.     Ficou de se apresentar à comunidade o percurso da procissão para o encerramento do mês de Maio. O Pároco referiu mais que “Encerramentos” deveria haver mais a preocupação com as “aberturas”: do ano de  catequese, do ano pastoral, do mês de Maria, da Novena da Festa Local,etc.O mês da Mãe não pode ser “encerrado” com a procissão. Só assim é redutor e sem o efeito que deveria ter e possuir na Comunidade. Ao longo dos meses e dos anos a Mãe deve estar presente nas nossas vidas a quem devemos agradecer, venerar e suplicar. Mas não podemos também esquecer a Pessoa do Seu Filho Jesus Cristo. Ele é o centro da nossa vida e oferece-se voluntaria e gratuitamente a cada um de nós. Dele tudo parte e para Ele tudo deverá convergir.
 8.     A próxima reunião será no dia 21 de Junho às 21 horas.
 Entretanto, deu-se por encerrada a reunião pelas 23,45 horas da qual se lavrou a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada pelo presidente e por mim que a secretariei.
 (Pe. António Teixeira Machado)
 (Jacinto Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário