terça-feira, 29 de maio de 2012

Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada 
à Espera das 40  Virgens Esmeraldas!!!
Acta da Comissão Executiva da 
Paróquia de Cristo Rei da Vergada 
do dia 27 de Maio de 2012
No dia 27 de Maio de dois mil e doze, pelas 21,00 horas e na Sala Nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada estiveram reunidos os membros da Comissão Executiva, tendo como Presidente o seu Pároco – Pe. António Teixeira Machado e o Sr. Diácono António Avelino Valinho Luís, bem como os Srs. Daniel César Cardoso Santos, João José Couto Batista Pinto, Manuel Avelino Alves Cardoso e o secretário Jacinto Cardoso.
A Srª D. Esperança Pereira da Silva não esteve presente atendendo à idade avançada e estado de saúde.
 Esta reunião tinha como objetivo definir e planificar os eventos das Comemorações dos quarenta anos desta Paróquia da Vergada havendo duas datas que não podem ser esquecidas:
o dia 7 de Agosto de 1972 (data da Provisão Diocesana da instituição da Paróquia)
e a data de 15 de Agosto de 1972 (data da entrada oficialmente da Igreja Matriz).
A reunião começou por uma pequena oração ao Espírito Santo e seguidamente foram lidos alguns excertos de atas que visavam já a constituição da Paróquia.
Assim, numa ata de 16/11/1959 menciona-se a necessidade duma comissão visando a criação da futura Paróquia. Esta comissão emitiu o seu parecer ao Bispo Diocesano, D. António Ferreira Gomes, expondo sucintamente quatro pontos como necessários para a criação desta Paróquia:
a). Para o bem-espiritual da população abrangida pelos lugares de Ramil, Ordonhe, Vergada e Ermilhe que deveria rondar 2.000 almas.
b). Catequizar 250 crianças.
c). Assistir os doentes.
d). O povo está a sustentar dois padres e um capelão.
A este pedido obteve-se uma resposta do Bispo auxiliar, então D. Florentino de Andrade e Silva dizendo que “embora o caso não possa já ser resolvido, será um dos assuntos a serem tratados, logo que possível” e que se deve comprar uma casa para residência do Pároco próximo da Capela.
 Para as Comemorações, além de algo mais que possa surgir, ponderou-se em:
A)  Fazer uma Exposição no Salão Paroquial de Fotografias, Documentação e Materiais alusivos à localidade da Vergada, a ter início no dia 4 de Agosto.Incluindo fotografias da Antiga capela de Ordenho e zona envilvente.
Para este evento estão e/ou serão convidados:
João da Nela,
Orlando Silva,
Orlanda Maria Rios Tavares (Landa),
Fotógrafo Alves,
Dr. Rui Fernando Guedes Ribeiro,
Esperança Pereira da Silva
e Francisco Ferreirinha.
B)   Conferência sobre a pré-história,proto-história, história de Ordonhe (incluindo a Capela de Ordonhe) até ao dia 15 de Agosto de 1972 pelo Doutor de História Vergadense Hugo Silva no dia 7 de Agosto de 2012.
Esta conferência será iniciada por um trecho de música clássica, se possível com pessoas da Vergada ou que aqui estudam.
Os instrumentos indicados seriam:
flauta transversal,
oboé,
violino,
violoncelo.
Para a conferência será necessária uma mesa, instalação sonora, apresentador
Do Conferencista  (Dr. Manuel Vicente Pinto da Silva (?) onde será também convidado o Sr. Arquiteto Desenhador-Projectista  desta Igreja, o Sr. Alberto Dias de Almeida  que falará da arquitetura da Capela demolida  e da história  arquitectónica desta Igreja.
É necessário fazer a biografia do Dr. Hugo e do Sr. Alberto Dias de Almeida.
C)   Conferência sobre a Paróquia Experimental de 7 de Agosto de 1972 a Definitiva a 22 de Novembro de 2008 aos nossos dias.
Serão convidados o Sr. P. Casimiro Pinto de Oliveira, e Professot Pedro Ferreira.
D)  Bênção da Igreja Matriz da Paróquia de Cristo Rei da Vergada, preferencialmente no dia 12 de Agosto às 19 horas.
Em caso de impossibilidade sugerir-se-á os dias 5, 19 ou 26 de Agosto à mesma hora. Às 20.30 horas há um convívio/jantar/partilhado por todos quantos se queiram associar neste Singular Evento.
E)   Será descerrada uma placa alusiva aos fundadores que deram os primeiros passos para a criação da Paróquia.

E nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião pelas 23.00 horas da qual se lavrou a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada pelo presidente e por mim que a secretariei.
 (Pe. António Teixeira Machado)
 (Jacinto Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário