quinta-feira, 26 de julho de 2012


Caminhadas de Fé actualizadas, interessantes  e singulares
Um encontro de Catequese diferente
No fim-de-semana de 21 e 22 de Julho pp., realizou-se um acampamento especial, no lugar de Parada, em S. Vicente de Louredo. Foram intervenientes elementos de duas paróquias da Vigararia de Santa Maria da Feira: os catequizandos da Paróquia de Santa Maria de Pigeiros e os Escuteiros do Agrupamento 901 da Paróquia de Caldas de São Jorge. Deste unir de esforços e conhecimentos, nasceu um acampamento catequético, cujo imaginário foi dedicado aos “Primeiros Cristãos”.
A iniciativa foi preparada com muita antecedência, cuidando-se do aspecto logístico que a iniciativa comportava, mas também – e talvez sobretudo – do seu carácter catequético. Catequistas, Chefes de Escuteiros, dinamizados e apoiados pelo Diácono António Avelino, em consonância com os respectivos párocos, Pe. António Teixeira Machado e Pe. José Carlos Teixeira Ribeiro, foram fazendo nascer uma forma lúdica de catequisar.
Após a montagem de campo, feita por todos sob a orientação dos Escuteiros, começou a actividade catequética, e lúdica, propriamente dita. Usando como base o “raid escutista” – qual peregrinação – as crianças e jovens, organizados segundo a pedagogia escutista, foram estimulados a conhecer e a aproximarem-se mais de Jesus, convidados ao despojamento, ajudados a conscientizar que a opção coerente por Cristo comporta consequências e requer comportamentos consentâneos, auxiliados a compreender a importância da comunidade para a salvação e estruturação pessoal, a saborear a vida nova que lhes traz o Baptismo, a comprometer-se com a Palavra e com o Seu anúncio. Tudo isto conseguido – acreditamos nós – pela recriação de espaços típicos dos “Primeiros Cristãos”, como sejam, entre outros, a “Domus Ecclesia”, o “deserto” (um local árido), um “Baptistério no rio”, as “catacumbas”, o “Coliseu romano”, e jogos que pela sua didáctica os ajudaram a compreender tudo o que supra dissemos relativamente aos objectivos catequéticos do raid.
Não faltaram os “banhos de natureza” – encontrávamo-nos no seio de uma bela área florestal e agrícola, no limiar do Concelho de Arouca –, nem faltou tempo para uns retemperantes e animados “banhos na piscina” – gentilmente disponibilizada – pois o calor brindou-nos com uma abundante presença.
 
      A culminar e a coroar a actividade, e antes ainda do desmontar do acampamento, teve lugar a Eucaristia Dominical na Igreja de São Cipriano e de Nossa senhora da Boa Viagem de Parada, animada pelos Escuteiros e por todos os participantes. Presidiu à Eucaristia o Assistente do Agrupamento 901, Padre António Teixeira Machado, ladeado pelo Diácono António Avelino e pelos Acólitos da Paróquia de Pigeiros. Ficam aqui os agradecimentos a todos(as) os(as) que possibilitaram esta iniciativa bem como ao Reverendo Pároco de S. Vicente de Louredo o ter disponibilizado a Igreja local para a Eucaristia.
 

3 comentários:

  1. Seria uma óptima iniciativa implementar o Escutismo na Vergada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim

      o escutismo devia se implementar em todas as localidades.

      Eliminar
  2. o acampamento foi muito fixe
    e fiz amigos novos como o ruben almeida e o carlitos. acho que os escuteiros sao muito desenvolvidos.

    ResponderEliminar