segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fogaceiras: Tradição secular


Fogaceiras: Tradição secular
A partir deste fim-de-semana, a Festa das Fogaceiras anima as ruas de Santa Maria da Feira. Programa inclui a habitual procissão, exposições, música, teatro e muitas provas do doce anfitrião
Ontem
SARA OLIVEIRA
Em 2005, a Festa das Fogaceiras comemorou 500 anos, demonstrando o valor da tradição em Terras de Santa Maria. Com maior impacto na sede do concelho, S.Maria da Feira, as festividades estendem-se um pouco pelas trinta e duas freguesias que dele fazem parte.
Algumas escolas levaram os alunos a ver o fabrico da fogaça, além de lhes ter sido contada a história da data. Afinal, os mais pequenos devem perceber porque é feriado na região, e por isso, não têm escola na terça-feira, dia 20.
As crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º Ciclo foram responsáveis pela dinamização da exposição "Reinventar o Traje das Fogaceiras", patente a a partir de hoje na Praça Gaspar Moreira, junto à Câmara Municipal da Feira. Em exposição estão 35 vestidos, decorados com os mais diversos materiais reciclados como, por exemplo, botões, garrafas de plástico, conchas, rede, lã ou milho. Com muita imaginação, os mais pequenos presentam trajes inovadores, muito diferentes dos tradicionais, usados pelas meninas fogaceiras na procissão que se realizará na próxima terça, a partir das 15.30h. Segundo a tradição, as meninas desfilam vestidas e calçadas de branco, com faixas coloridas à cinta. Na cabeça levam as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do Castelo.


No Isvouga- Instituto Superior Entre Douro e Vouga, na Rua António de Castro Corte Real, na Feira, é possível, também a partir de hoje, a exposição "Retrospectiva- Festa das Fogaceiras". Mais logo, a música também marca o programa das Fogaceiros. Pelas 18 horas, a Academia de Música de Paços de Brandão, em Paços de Brandão, recebe o Concerto da Banda Sinfónica dos Jovens de Santa Maria da Feira. Nos dias 21 e 24, o Teatros de Revista anima o Cine-Teatro António Lamoso, em S.M.Feira, com a peça "Que grande 31!".
A Festa das Fogaceiras marca um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVI, quando se deu um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção do santo, o povo prometeu a oferta de um pão doce designado fogaça. A celebração foi suspensa entre 1749 e 1753, até que apareceu de novo um surto de peste. Perante tal acontecimento, ainda hoje a população cumpre à risca o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições de Portugal.
Motivo de orgulho, a fogaça é rainha por aquelas bandas e não faltam locais a apresentar o produto, alguns deles já premiados pela qualidade do fabrico. Água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal são os ingredientes, mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura.
Para comprar ou comer a iguaria, o visitante pode experimentar casas como a Confeitaria Renascer (Avenida Doutor Henrique V) , o Café Castelo (Rua Dr. Roberto Alves 56 ), o Trovador (Rua Descobrimentos 2) , a Pastelaria Alpina (Rua Dr. António Ferreira Soares, loja 4 A) , a Padaria e Pastelaria S. Nicolau ( Rua Doutor Elísio Castro ) , a Trigo de Ouro (Av. Dr. Sá Carneiro 53 ), ou a Petiz (Praça Camões), entre muitas outras espalhadas pela cidade feirense. Em todas abundam apelativos exemplares com vários tamanhos e preços distintos.

Do JN


http://namibianotombua.multiply.com
http://projectoteclar.blogspot.com
http://www.eb1-valrico.rcts.pt/festa-fogaceiras.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário