sábado, 24 de janeiro de 2009

Ribeira de Febros



Rio Febros à lupa
Três entidades assinaram em 20 de Novembro um protocolo com vista à monotorizaçãc do rio Febres, afluente do rio Douro, na sequência do acidente rodoviário do último Verão que derramou ácido nas suas águas e aniquilou a fauna aquática por alguns dias.
Estando o troço do rio dentro da área do Parque Biológico de Gaia, e sendo a seguradora do sinistro a companhia Tranquilidade, cabe ao departamento de Zoologia da Universidade do Porto o acompanhamento da recuperação deste curso de água: «Do ponto de vista físico-químico, o rio está recuperado. Do ponto de vista da fauna aquática, enfim, demora mais tempo», afirmou Nuno Gomes Oliveira, Director do Parque. «A nossa atitude é de não apenas assumir as responsabilidades pelo sinistro como também de ser parte deste estudo», disse Miguel Clemente e explicou:” Do ponto de vista da imagem e de posicionamento no mercado, queremos ter aqui contrapartidas de diferenciação na forma de estar». Guilherme Aguiar, pela Câmara Municipal de ‘Vila Nova de Gaia, sublinhou: «Este rio é uma imagem de marca da política ambientai que o presidente implementou, numa área de intervenção que ele considera prioritária. Se dependesse de nós, também o rio Douto seria completamente azul e despoluído. Da parte de Gaia, fazemos o nosso trabalho», considerou.
Com a verba de 50 mil euros, indemnização atribuída pela seguradora, durante um ano suceder-se-ão os mais diversos estudos. Alexandre Valente, professor universitário que realiza estudos periódicos desde a década de 80 neste rio, é o responsável científico:
«Efectuaremos amostragens trimestrais da comunidade piscícola e mensais da comunidade de macroinvertebrados, no sentido de apreciar a forma como estão a recuperar».
Adiantou: «Tem de se verificar a quantidade de peixes que está no rio e em que zonas é que eles estão, para verse eles regressam aos sítios em que existiam, antes do acidente». No final deste processo haverá a divulgação do estudo.

Do JN de 24 de Janeiro de 2008
Parques e Vida Selvagem

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=360664&tema=27

Sem comentários:

Enviar um comentário