quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Resumo da Reunião Conjunta ....

Resumo da Reunião Conjunta da Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada e do Conselho Permanente da Mesma Paróquia.

Reuniu a Comissão Executiva da Paróquia de Cristo Rei da Vergada, Concelho de Santa Maria da Feira, Diocese do Porto bem como o Conselho Permanente da mesma Paroquia, com a seguinte ordem de trabalho:

1 - Ponto da situação da Paróquia

2 – Avaliação das Assessorias

3 – Nomeação da Comissão de Festas

4 – Nomeação do Juiz da Cruz

5 – Obras realizadas e a realizar

6 – Outros assuntos

Antes da ordem do dia o Pároco começou por agradecer e dar as boas-vindas a todos e ao Conselho Permanente.

Seguidamente falou-se na automatização dos sinos e comando à distância via telefone ou telemóvel dos mesmos sinos da Paróquia. Está-se à espera dum orçamento de Serafim Jerónimo, de Braga.

Também vai ser instalada na Secretaria Paroquial a Cabovisão com os três serviços: internet, telefone e televisão. O contrato está assinado e ficará ligado já na próxima sexta-feira, dia 16 de Janeiro.

Também vai ser feito um upgrade ao computador da Paróquia.

De seguida passou-se à ordem do dia.

Ponto 1- Ponto da situação.

O Padre António Teixeira Machado entrou ao serviço desta Comunidade de Cristo Rei da Vergada no dia 22 de Novembro de 2008. Depois de ter estudado o ritmo dos vários movimentos da Paróquia, preocupou-se com reunir os vários grupos. É ambicioso e quer que a Paróquia funcione bem.

É preciso aprender a gostar de trabalhar. Não se sabe se será muito litúrgico a colocação de imagística da Igreja Matriz! A imagem de Nossa Senhora da Livração, da Nossa Senhora de Fátima (mês de Maio) ou pelo sagrado Coração de Jesus (mês de Junho), ou pela imagem de Santa Luzia no seu dia no local onde estava um antigo ambão.. que se confunde com a logística e situação Grupo Coral!...E que deve ser estudado pela Equipa de Liturgia em combinação com o Assessor e a Diocese.

Referiu-se que o novo visual do site está muito bem.

Todavia a cor do fundo deveria mudar consoante as cores litúrgicas da várias épocas do ano e tempo litúrgico. Por exemplo no tempo presente deve ser verde, na Quaresma Roxo, etc.

Falou-se igualmente que se deveria providenciar no alcatroamento do parque de estacionamento. Todavia o Pároco não interferirá com as autarquias e Câmara com esta valorização e enriquecimento estacionamento fronteiro à Igreja!

Compete à Junta de Freguesia de Argoncilhe e Arquitecto da Câmara para a marcação dos estacionamentos.

Ponto 2 – Avaliação das Assessorias

Têm sido as assessorias levadas a bom desempenho. O Pároco louvou e fez avaliação positiva. Leram-se algumas das decisões e informações da Vigararia e Arciprestado de Santa Mara da Feira. Não as vou enumerar dado que estão disponíveis no site e no blog. Apenas saliento a próxima reunião de Vigararia extraordinária a 12 de Fevereiro na nossa Paróquia.

Seguidamente passou-se ao ponto 3: Nomeação da Comissão de Festas.

Todos os presentes foram unânimes em que seja nomeada uma Comissão de Festas em honra de Nosso Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração. O Pároco comprometeu-se a colaborar e a fazer-se uma festa bonita se aparecesse uma Comissão até ao dia de S. Paulo 25 de Janeiro.

Ponto 4 – Nomeação do Juiz da Cruz

Foi nomeado Juiz da Cruz o Sr. Fernando Gastão. Irá tomar posse na Festa das Fogaceiras. O Juiz da Cruz na nossa Comunidade está presente nos funerais, nas procissões e em representações da Paróquia de Cristo Rei da Vergada

As funções de um Juiz da Cruz variam de terra para terra e são diversificadas. Nesta Paróquia de Cristo Rei da Vergada seguem-se os usos e costumes alterando-se o que for necessário alterar

Ponto 5 – Obras realizadas e a realizar

No respeitante ao Conselho de Pastoral da Paróquia de Cristo Rei da Vergada pensa-se que deixou de reunir desde 1993. Irá fazer-se um plano de intenções e planificações. Vamos ver se se consegue fazer uma Convocatória do mesmo em Fevereiro.

Ponto 6 – Outros assuntos

Houve uma desconexão na programação da vinda dos Missionários Passionistas à nossa Paróquia. Assim, está suspensa aquela vinda até nova comunicação.

Será colocada uma máquina de bebidas na Sala Nova.

Foi lida e rectificada a leitura da acta da última reunião da Comissão Executiva da Paróqua de Cristo Rei da Vergada do mês de Dezembro..

E para finalizar estudaram-se as retribuições salariais a conceder ao Pároco e à Funcionária da Secretaria Paroquial e Limpeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário