domingo, 30 de outubro de 2011

Todos os Santos 1 de Novembro


Celebrar os Santos é alegrar-se e dar graças a Deus por todos quantos estão no Céu... e são muitos! Temos ouvido, na primeira leitura, o autor do Apocalipse falar na multidão dos santos : 
"Eu, João... vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. 
Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. E clamavam em alta voz: 'A salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro'"... 
O texto quer falar na multidão dos Santos que vivem na felicidade eterna, na presença de Deus, que cantam a glória de Deus e do Cordeiro (Jesus
Quem são, então os Santos que celebramos hoje?
A resposta é múltipla : em primeiro vem a Virgem Maria, Rainha dos Santos, a seguir, 
os santos que a Igreja canonizou, e são muitos. 
Sabemos que o falecido Papa João-Paulo II canonizou mais santos do que todos os papas juntos desde há muitos séculos! 
Muitos têm um dia de festa especial : basta ver um calendário, cada dia do ano tem um ou vários santos! Mas os santos canonizados são muito mais numerosos do que os dias do ano... Além disso, o Céu está cheio de santos e santas não canonizados : são as pessoas que levaram na terra uma vida santa, quer dizer uma vida parecida com a de Jesus, que é, afinal o único Santo : de tal modo que, ao chegarmos no Céu, teremos a surpresa de encontrar pessoas que não tinhamos pensado que fossem santas : pai, mãe, avos, familiares,filhos, vizinhos, amigos e até pessoas de quem não gostavamos.
    E também nós, ficaremos santos com os santos, com a multidão imensa de que falavamos.
    Então, é possivel sermos santos? Claro : é mesmo a vontade de Deus : "Sejais Santos como Eu sou santo". Como será possivel? Haverá um caminho para chegar ao Céu e estar santo com os santos? Há, sim, e é Jesus : "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida", disse Jesus um dia.. O nosso caminho de santidade é o próprio Jesus.
    Jesus é o Caminho... mas o que quer dizer? Como é que uma pessoa, fosse o próprio Filho de Deus pode ser "caminho"? Jesus é "caminho" porque é o modelo de santidade que temos de seguir, da mesma maneira como seguimos uma estrada ou um caminho de terra..
   As chamadas "Bem Aventuranças" que temos ouvido no Evangelho não são afinal outra coisa, a não ser um "roteiro", um "mapa" que nos indica o caminho seguido por Jesus, pelos santos do Céu, e que nós temos de seguir também : o caminho da santidade...
  Se quiserem, vamos tomar cada uma das 8 "Bem aventuranças" e ver como Jesus as praticou na sua vida terrena; juntaremos cada vez um Santo ou uma Santa que as praticou de maneira exemplar.

1."Bem aventurados os pobres em espírito" (em vez de dizer "Bem-aventurados", vamos dizer so "Felizes": é igual e mais compreensível)
- JESUS viveu pobre : nasceu na pobreza do presépio, viveu numa família pobre (não miserável, mas muito simples); mais tarde, disse assim: « O Filho do Homem não tem uma pedra para pôr a sua cabeça"
- Um SANTO pobre : o mais conhecido é S. Fr. de Assis, qualificado de "Poverello" isto é: o pobrezinho... Ninguém levou vida mais pobre desde que descobriu "Dama Pobreza", como dizia;

2. "Felizes os humildes"
- JESUS foi humilde : "Vinde a Mim... porque sou humilde de coração!" Jesus nunca procurou as honras, viveu durante 30 anos desconhecido de todos, fugiu quando o quiseram proclamar Rei. Gostou de frequentar os pobres, os pequenos, os pecadores...
- Uma Santa humilde : Sta Teresinha do Menino Jesus : desde pequena, quis viver só com Deus e por Deus no Carmelo... entrou no claustro com 15 anos e nunca mais saiu... Desde então levou uma vida de oração, de pobreza, de sacrifícios, de doença, tudo oferecido pelos Missionários... So foi conhecida depois da sua morte

3. "Felizes os que choram"
- JESUS chorou : o Evangelho fala duas vezes das lágrimas de Jesus : uma vez diante du túmulo de Lázaro morto, outra vez sobre Jerusalém, por causa de ela recusar a salvação.
- Uma SANTA que chorou : a BEATA ALEXANDRINA de Balasar : todas as sextas-feiras, sofreu a paixão de Jesus... apesar de sofrer muito, ela gostava de sofrer tanto por amor de Jesus , para salvar os pecadores.

4. "Felizes os que têm fome e sede de justiça". Ser "justo", na Bíblia significa :ser exactamente o que Deus quer.
- JESUS conheceu aquela fome e sede: durante toda a sua vida, só quis fazer o que Seu Pai queria. "O Pai ama-me, porque faço sempre o que Ele quer"
- Um SANTO cheio de fome e sede: Claro que todos os Santos, sem excepção quiseram ser e fazer o que Deus queria. Só um exemplo: S. Vicente de Paulo, um Santo francês, que passou a vida toda a socorrer os pobres e doentes.

5. "Felizes os misericordiosos". Ser misericordioso é ter piedade de todos os que estão na miséria..
- JESUS foi misericordioso : cada vez que curou um doente , quando multiplicou os pães, quando perdoou aos que o matavam ...
- Um SANTO misericordioso : S. Maximiliano KOLBE, aquele franciscano polaco, preso no campo da morte de Auschwitz, que tomou o lugar dum pai de família condenado à morte; teve piedade daque homem e morreu em vez dele.

6. "Felizes os puros de coração"... Ser "puro" não fala só na pureza "sexual", mas também na pureza duma alma limpa, sem pecado.
- JESUS foi "puro": nunca cometeu o mínimo pecado
- EXEMPLO de pureza : Mais uma vez, todos os santos foram puros. Citemos só um exemplo : os pequenos FRANCISCO e JACINTA que , depois de ver Nossa Senhora, passaram a sua curta vida na única vontade de "consolar" Nosso Senhor e Nossa Senhora.

7. "Felizes os que promovem a paz"
- JESUS trabalhou sempre pela paz, não pela paz das armas, mas sim pela paz das almas : "Dou-vos a paz, deixo-vos a minha paz"
- Um santo pacificador : (apesar de não ser canonizado) o Papa Bento XV, que sempre trabalhou pela paz durante a 1a Guerra mundial. Foi por isso que o nosso Papa Bento XVI escolheu o mesmo nome.

8. "Felizes os que sofrem perseguição por amor da justiça"
- JESUS foi perseguido por aquele motivo : toda a sua Paixão é uma manifestação disso.
- Exemplo : os MÁRTIRES dos primeiros séculos, mas não só: até hoje há perseguições e cristãos a morrer : podemos lembrar aqui os monges franceses que foram assinados na Argélia, há uns dez anos, por ódio da religião cristã.

    Assim é o nosso "roteiro" que nos indica o caminho do Céu que temos todos de seguir. Claro que só foi possível evocar alguns nomes, uma vez que, para ser completo, era preciso escrever uma biblioteca enorme! Jesus praticou as "Bem-Aventuranças", os Santos também, cada um conforme a sua maneira e vocação... Mas o caminho fica traçado. Ao recordarmos hoje Todos os Santos, lembramo-nos do nosso destino pessoal. Tenho eu que praticar também aquelas Bem-Aventuranças. Não é uma coisa vulgar. É mesmo muito difícil. Mas Jesus é o nosso CAMINHO, um caminho vivo que nos dá a força para andarmos para frente, rumo ao Céu. Amen !

Sem comentários:

Enviar um comentário