quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

7º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

A liturgia do 7º Domingo do Tempo Comum convida-nos, uma vez mais, a tomar consciência de que Deus tem um projecto de salvação para os homens e para o mundo. Esse projecto (que em Jesus se torna vivo, palpável, realmente libertador) é um dom de Deus que o homem deve acolher com fé. A primeira leitura fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de o conduzir ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer. O Evangelho retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar. A segunda leitura recomenda àqueles que aderiram à proposta de Jesus que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou a lógicas de oportunidade. LEITURA I – Is 43,18-19.21-22.24b-25 Leitura do Livro de Isaías Eis o que diz o Senhor: «Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas. Eu vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não o vedes? Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida. O povo que formei para Mim proclamará os meus louvores. Mas tu não Me chamaste, Jacob, não te preocupaste Comigo, Israel. Pelo contrário, obrigaste-Me a suportar os teus pecados, cansaste-Me com as tuas iniquidades. Sou Eu, sou Eu que, em atenção a Mim, tenho de apagar as tuas transgressões e não mais recordar as tuas faltas».
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 40 (41) Refrão 1: Salvai-me, Senhor, porque pequei contra Vós. Refrão 2: Salvai, Senhor, a minha alma, pois contra Vós eu pequei. Feliz daquele que pensa no pobre: no dia da desgraça o Senhor o salvará. O Senhor lhe concederá protecção e vida, fá-lo-á ditoso na terra e não o abandonará ao ódio dos seus inimigos. No leito do sofrimento o Senhor o assistirá e na doença o aliviará. Eu digo: Senhor, tende piedade de mim, curai-me, pois pequei contra Vós. Vós me conservareis são e salvo e em vossa presença me estabelecereis para sempre. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, desde agora e para sempre. Amen. LEITURA II – 2 Cor 1,18-22 Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Irmãos: Deus é testemunha fiel de que a nossa linguagem convosco não é sim e não. Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós pregamos entre vós – eu, Silvano e Timóteo – não foi sim e não, mas foi sempre um sim. Todas as promessas de Deus são um sim em seu Filho. É por Ele que nós dizemos ‘Amen’ a Deus para sua glória. Quem nos confirma em Cristo – a nós e a vós – é Deus. Foi Ele que nos concedeu a unção, nos marcou com o seu sinal e imprimiu em nossos corações o penhor do Espírito. ALELUIA – Lc 4,18 Aleluia. Aleluia. O Senhor me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar aos cativos a liberdade.
EVANGELHO – Mc 2,1-12 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu to ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».  -----------------------------------------------
 
7.º Domingo Comum B – 19 Fevereiro de 2012 MESA DA PALAVRA Leitura do Livro de Isaías   Is 43, 18-19.21-22.24b-25 Eis o que diz o Senhor: «Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas.  Eu vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não o vedes? Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida. O povo que formei para Mim proclamará os meus louvores. Mas tu não Me chamaste, Jacob, não te preocupaste Comigo, Israel. Pelo contrário, obrigaste-Me a suportar os teus pecados, cansaste-Me com as tuas iniquidades. Sou Eu, sou Eu que, em atenção a Mim, tenho de apagar as tuas transgressões e não mais recordar as tuas faltas». Salmo Responsorial    Salmo 40 (41) Salvai-me, Senhor, porque pequei contra Vós. Feliz daquele que pensa no pobre: no dia da desgraça o Senhor o salvará. O Senhor lhe concederá protecção e vida,  fá-lo-á ditoso na terra e não o abandonará ao ódio dos seus inimigos. No leito do sofrimento o Senhor o assistirá e na doença o aliviará. Eu digo: Senhor, tende piedade de mim, curai-me, pois pequei contra Vós. Vós me conservareis São e salvo e em vossa presença me estabelecereis para sempre. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, desde agora e para sempre. Amen. Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios  2 Cor l, 18-22 Irmãos: Deus é testemunha fiel de que a nossa linguagem convosco não é sim e não. Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós pregámos entre vós - eu, Silvano e Timóteo - não foi sim e não, mas foi sempre um sim. Todas as promessas de Deus São um sim em seu Filho. É por Ele que nós dizemos 'Amen' a Deus para sua glória. Quem nos confirma em Cristo - a nós e a vós - é Deus. Foi Ele que nos concedeu a unção, nos marcou com o seu sinal e imprimiu em nossos corações o penhor do Espírito. Aleluia. O Senhor me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar aos cativos a liberdade. Aleluia. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos  Mc 2, 1-12 Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d'Ele, devido à multidão, descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico 'Os teus pecados estão perdoados' ou dizer  'Levanta-te, toma a tua enxerga e anda'? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, 'Eu to ordeno - disse Ele ao paralítico - levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa'». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim». COMENTÁRIO AOS TEXTOS Os teus pecados estão perdoados 1.ª Leitura (Is 32, 18...25): “Apagarei as tuas transgressões” Esta leitura pertence a uma secção da segunda parte do livro de Isaías em que se anuncia a libertação da escravidão em Babilónia e o regresso à pátria (cap. 40-44). Os vv. 18-19 são uma exortação a esquecer o passado e a voltar-se com esperança para o futuro em que Deus vai realizar algo de novo, viabilizando o regresso dos exilados através do deserto e da estepe. No centro do texto, o v. 21 descreve o mais belo efeito do regresso do exílio: o povo eleito voltará a cantar na sua terra os louvores divinos. Os vv. 22 e 24-25 asseguram que o próprio Deus fará aquilo que recomendou ao povo: apagará da sua memória as transgressões e faltas dos exilados: é o perdão mais generoso e completo. Deste modo, regressado do Exílio, Israel poderá dar início a uma vida nova, em plena harmonia com o seu Deus. Evangelho(Mc 2, 1-12): “O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados”  No centro deste episódio evangélico emerge a figura de Jesus, que se auto-apresenta como o "filho do homem" na terra. Ele, que até conhece os pensamentos reservados, exerce efectivamente uma autoridade que suscita reacções contrapostas: 1) De um lado está a fé do paralítico e daqueles que o levam à presença de Jesus, ultrapassando todos os obstáculos; a atitude da multidão (admiração e glorificação a Deus) pode entender-se também como abertura à fé. 2) Do lado oposto prevalece a incredulidade dos que se recusam a acatar essa autoridade inaudita e já Lhe imputam a grave acusação que o fará “réu de morte”: “está a blasfemar!” Neste caso, a controvérsia incide sobre o poder de perdoar os pecados, prerrogativa divina que Jesus exerce de modo soberano. A cura do enfermo é apenas um "sinal" demonstrativo dessa autoridade superior e mais decisiva. A partir das palavras de Jesus não é legítimo estabelecer um nexo directo entre a doença e os pecados pessoais da pessoa doente. Mas o pecado é, certamente, a principal "enfermidade" que afecta a humanidade e a raiz última de todos os seus males. A boa nova consiste em que o "filho do homem" veio ao mundo precisamente para nos libertar do pecado e iniciar assim uma nova fase da história humana. 2.ª Leitura (2 Cor 1, 18-22): "Jesus não foi sim e não"  Neste texto magnífico, Paulo enaltece o exemplo pessoal do Senhor Jesus que em toda a sua vida sempre obedeceu prontamente ao Pai. Sobre esta reflexão enxerta-se a exortação aos Coríntios no sentido de saberem sempre dizer o seu "Ámen" a tudo o que Deus lhes possa pedir. E esta deve ser para nós uma norma permanente, porque todos os seguidores de Cristo recebemos a unção, que nos assimilou a Ele por meio do Espírito. HOMILIÁRIO PATRÍSTICO Do visível ao invisível "Com as suas palavras e com o facto [da cura do paralítico], Jesus esclarece bem que, se realizava aqueles prodígios nos corpos, era para que se acreditasse que libertava as almas com a remissão dos pecados; ou seja, para que, com base no poder visível, o poder invisível obtivesse fé. Por conseguinte, visto que realizava todas aquelas acções no Espírito de Deus, para conceder aos homens a graça e a paz - a graça na remissão dos pecados, a paz na reconciliação com Deus, do qual apenas os pecados separam - tendo dito os judeus que Ele expulsava os demónios em nome de Belzebu, quis exortá-los misericordiosamente a que não falassem nem blasfemassem contra o Espírito Santo, ou seja, que não se opusessem às graça e à paz de Deus, que o Senhor tinha vindo oferecer por meio do Espírito Santo". (Santo Agostinho, In Rom, 23) SUGESTÕES LITÚRGICAS 1. "Amen": a liturgia põe constantemente na boca dos fiéis esta aclamação hebraica como expressão de adesão, ratificação solene, profissão de fé, conclusão espontânea e entusiástica das doxologias. Na sua raiz significa "firme, seguro, estável, válido". Assim termina cada um dos cinco livros em que se divide o livro dos Salmos (Sl 40, 71, 88, 105), bem como as orações, bênçãos, promessas e alianças. O próprio Deus é chamado o "Deus do Amen" (Is 65, 16). No NT, o próprio Cristo é chamado "o Amen, a Testemunha fiel e veraz" (Ap 3, 14). A 2.ª leitura de hoje oferece-nos o ensejo de fazer uma oportuna catequese sobre esta importantíssima aclamação litúrgica. De entre os muitos Amen da celebração eucarística há dois particularmente significativos: aquele que conclui a doxologia final da Oração Eucarística (antes do Pai Nosso) - e que seria conveniente cantar sempre que possível ; e a resposta do fiel no diálogo da comunhão ("Corpo de Cristo - Amen"). 2. Jesus Cristo continua a exercer o poder divino de perdoar os pecados: fá-lo mediante a Igreja, nomeadamente no Sacramento da Penitência. O Evangelho deste domingo sugere uma oportuna catequese sobre este Sacramento. 3. Leitores: 1.ª Leitura: Após a frase introdutória, o leitor, após uma pausa razoável, dá voz a Deus que promete [Não vos lembreis... proclamará os meus louvores] e censura [Mas tu não me chamaste... recordar as tuas faltas]. Gostaríamos de salientar duas expressões: "não o vedes?" e Sou Eu, sou Eu". A primeira deve ser destacada do texto e a voz sobe abruptamente. A segunda reforça a intensidade da frase que vem em sendo dita em crescendo. 2.ª Leitura: Atenção às expressões intercalares (entre travessões) que devem ser ditas destacadamente em tom mais grave. Ao dizer o texto, não parta as frases como indicia o leccionário (p. e.: Deus é testemunha fiel de que...etc). A última frase é tripartida (enumeração), polarizada pelos verbos concedeu, marcou e imprimiu. Sugestão de cânticos: Entrada: Ouvi Senhor a voz da minha súplica, F. Santos, BML 101, 91; Nós vamos até Vós, A. Mendes, NCT 223; O Senhor é minha luz e salvação, F. Santos, NCT 224; Salmo Resp.: Salvai, Senhor a minha alma, M. Luís, SRAE, 216; Aclam. Ev.: O Senhor me enviou a anunciar, adapt. NCT 240; Comunhão: Como é admirável, Senhor, F. Santos, NCT 257; O Senhor é meu pastor, F. Santos, NCT 268; Final: Povo teu somos, Anón. séc. XVI, NCT 360. Cânticos para a Quaresma Importa elaborar o repertório com antecedência.  Eis algumas sugestões de cânticos a preparar:  Entrada: Ele me chamará, F. Santos, BML 40, 14;  Diz-me o coração, F. Lapa, BML 50, 10;  Os meus olhos, M. Faria, BML 50, 12;  Alegra-te, ó Jerusalém, F. Santos, BML 32, 8;  Fazei-me justiça, F. Valente, BML 50, 15;  À entrada do Senhor, F. Santos, BML 50, 18;  Comunhão: Nem só de pão, M. Simões, BML 35, 17;  Este é o Meu Filho, F. Lapa, BML 60, 49;  Ditosos, F. Santos, BML 21, 10; BML 75/76, 53;  Deus amou, F. Valente, BML 60, 51;  Se o grão de trigo, F. Santos, BML 60, 54;  Pai, se este cálice, F. Santos, BML 40, 16. Legenda para imagem: Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.

Sem comentários:

Enviar um comentário