segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval e Carnavais!!!


A origem do Carnaval remonta à Grécia Antiga ano 650 e 620 a.C.
Adoptada pela Igreja Católica em 590 d.C.
O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".
Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares.
Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
Paris está na origem do Carnaval que depois se espalhou por Nice, Veneza, Nova Orleães, Rio de Janeiro, etc.
 
Em Roma também era celebrado com um período de liberdade de todo o género: os escravos eram libertados durante o tempo do Carnaval e não faltavam reis, rainhas e princesas em fantasias, costumes e usos libertinos.


No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
O Carnaval conserva ainda o cariz de três dias: Domingo gordo, Segunda-feira gorda e Terça-feira gorda,  abrindo a Quarta-feira de Cinzas o novo período do Ano Litúrgico da Quaresma que conduz à Páscoa. São três dias de folguedo, distracção, divertimentos, fantasias e críticas públicas a descaminhos, exageros e defeitos com o fim de fazer rir e corrigir, na intenção dos latinos “ ridendo castigant mores” a rir se castigam os costumes e usos. De facto o actual carnaval está  desadequado apresentando figurantes masculinos maldosos e provocadores e figurantes femininas eixibidas, provocantes e oferecidas  tudo descontextado  do Carnvaval original.


Talvez haja que dar o sentido original ao Carnaval com recurso a alegorias, carros alegóricos, caricaturas da sociedade, teatralidade de rua durante o dia e espectáculos multimédia com recurso à informática, tecnologia, som e imagem difundidos ecrans gigantes e avantajados projectores de imagem, luzes e raios lazer à noite pelas ruas da Localidade.


Penso ser uma excelente sugestão e plano de intenções pondo de parte macaqueações.

Sem comentários:

Enviar um comentário