terça-feira, 17 de março de 2009

Como organizar o processo de casamento?

Como organizar o processo?
1. Quanto ao processo civil, será tratado directamente pelos nubentes na Conservatória do Registo Civil, devendo fazê-lo a partir dos seis meses anteriores à data do casamento (pedir um Certificado de Casamento Civil). Após a recepção do certificado, devem entregá-lo na Secretaria Paroquial (até dois meses antes da celebração do matrimónio).

2. O processo de matrimónio canónico deverá ser tratado na paróquia da residência da noiva. A morada oficial é a que consta nos bilhetes de identidade.

3. Se o matrimónio for celebrado na paróquia da residência do noivo, então, nesse caso, o processo de casamento deve ser tratado na paróquia do noivo.

4. Os bilhetes de identidade dos nubentes devem estar actualizados, prevendo que não venham a caducar até ao dia da celebração do matrimónio.

5. O processo de matrimónio deverá ser iniciado até três meses antes do dia previsto para a celebração do mesmo. Para isso, devem os nubentes deslocar-se à Secretaria Paroquial, no máximo, até três meses antes do dia previsto.

6. Os nubentes devem saber, com toda a certeza, a paróquia onde foram baptizados e, pelo menos, o ano ou a altura da vida em que tal aconteceu. Se foram baptizados noutro país, devem informar a Secretaria Paroquial, no máximo, até seis meses antes do Matrimónio.

7. Até cerca de um mês antes da celebração do matrimónio, serão contactados pelo secretário no sentido de ser agendado um encontro com o pároco para se proceder ao “Diálogo com os Nubentes”. Este será marcado de acordo com a disponibilidade do pároco e dos nubentes.

8. O custo da organização do processo canónico de matrimónio é assegurado pela paróquia durante o decorrer do mesmo, mas será saldado pelos nubentes antes da celebração do matrimónio. Devem informar-se sobre as custas do mesmo.

9. Os nubentes, cujo processo de matrimónio canónico seja tratado noutra paróquia que não a do lugar da celebração, têm a obrigação de entregarem na Secretaria Paroquial, no máximo até duas semanas antes da celebração do Matrimónio, o processo de casamento civil e o processo canónico de matrimónio organizado em outra paróquia. Caso tal não aconteça, o pároco não assumirá a celebração do matrimónio.

Os noivos que pretendam casar até Junho de 2010 devem fazer a sua inscrição neste CPM na Secretaria Paroquial

Do blog:
http://paroquiasarouca.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário