sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Visita Pastoral à Paróquia da Vergada

 No dia 22 de Setembro de dois mil e onze, pelas 21,00 horas e na sala nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada esteve reunido o Conselho Paroquial de Pastoral bem como a Comissão Executiva. Estiveram presentes além do Pároco – Pe. António Teixeira Machado e dos Srs. Diáconos António Avelino Valinho Luís e Joaquim Augusto da Silva Santos os seguintes membros: António Cândido Miranda, Esperança Pereira da Silva, Jacinto Cardoso, João José Couto Batista Pinto, Manuel Avelino Alves Cardoso, Maria Ermelinda da Silva Ferreira, Maria Eugénia Pinto Tavares, Maria Manuela da Silva Ribeiro e Sofia Alexandra da Silva Coelho. Em representação do presidente dos acólitos (Rui Miguel Gonçalves Neves) esteve a acólita Liliana Santos Bastos. A Maria Rosa de Jesus Queirós telefonou ao secretário a dizer que se tinha esquecido da reunião e que apenas se tinha lembrado àquela hora (eram 21:45) e ao ser-lhe sugerido para vir mesmo mais tarde informou que já não poderia dado ter de dar as voltas necessárias à mãe acamada.
Faltaram os membros: Ana Celeste Pinto Martins, Cristina Manuela da Silva Ferreira, Daniel César Cardoso Santos (doente), Fernanda Lamas, Pedro Manuel Oliveira Ferreira, Rosa Maria Ferreira da Silva Rodrigues Pinho e Vítor Augusto Pereira dos Santos.
A reunião começou por uma invocação ao Espírito Santo seguindo-se, como introdução, o que é e para que serve a Visita do Pastor.
“A Visita Pastoral deve afirmar a prioridade dada à missão, no anúncio corajoso do Evangelho com novo ardor, novos métodos, renovada alegria e acrescido entusiasmo. A evangelização é o primeiro e maior serviço que a Igreja pode prestar ao mundo. A missão está no âmago da Igreja.
A missão não é exclusivo de ninguém”.
“A Visita Pastoral deve proporcionar momentos de encontro pessoal com os párocos, com os diáconos, com a Comunidade Religiosa, com os Conselhos Pastorais, com os Conselhos Económicos e outras Instâncias de vida e de acção pastoral, assim como com os Movimentos de Igreja. As crianças e os jovens da catequese e das escolas assim como as famílias e os agentes de pastoral devem merecer tempo e oportunidade de reflexão, partilha e diálogo com o bispo. A presença junto dos doentes e a atenção aos que sofrem são realidades a que o bispo deve manifestar a sua proximidade e solicitude (…) ir ao encontro de todos numa atitude de abertura dialogante e de corresponsabilidade solidária na construção conjunta do bem comum. De todos e com todos os que vivem e trabalham, independentemente das suas convicções religiosas. É sempre muito mais o que nos une do que o que nos separa”.
O Papa visita uma nação, como Pastor Universal e Sucessor de Pedro a quem Cristo confia a Sua Igreja e está no meio de nós.
A visita do Bispo a uma Comunidade é o encontro do Bom Pastor com as ovelhas e que quer ir ao encontro de todos – mesmo não crentes - numa atitude de abertura dialogante e de corresponsabilidade solidária na construção conjunta do bem comum.
É um momento para o bispo, como Pai e Pastor, melhor conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou a servir, e a estimular, renovar e revigorar a vida cristã e a atividade apostólica e missionária da Comunidade.
A visita do Bispo a uma Comunidade deverá ocorrer, pelo menos, de cinco em cinco anos.
Posto isto foi lido o ponto 2 – Visita Pastoral, da ata de 4 de agosto da Comissão Executiva desta Comunidade da Vergada e que serviu de prévio para se elaborar a planificação da Visita Pastoral e que está em anexo à presente ata.
Esta planificação será enviada ao Sr. Bispo para estudo, análise e confirmação.
         Falou-se da administração do Sacramento da Santa Unção aos doentes e pessoas idosas, bem como do Sacramento do Crisma ou Confirmação aquando da vinda do Sr. Bispo.
Para receber o Crisma, além de estar e ser vocacionado (a)  é necessário ter frequentado a Catequese até ao 10º. Todavia, para quem não frequentou estes anos de catequese também o poderá receber desde que:
·         Tenham mais de 25 anos;
·         Frequência e empenhamento na prática religioso.
 Para escolher o Padrinho/Madrinha destes Crismandos:
·         O Padrinho/madrinha de Baptismo, se for Crismado e praticante;
·         Outra pessoa, próxima do crismando, se for Crismado e praticante.

Seguidamente fez-se o levantamento de todas as Empresas, Comércios, Restaurantes, Cafés, Padarias, Estabelecimentos de Ensino e Instituições desta Paróquia para um posterior contacto e possibilidade duma visita por parte do Sr. Bispo a algumas destas empresas.
E nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião por volta das 00,30 horas da qual se lavrou a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada pelo presidente e por mim que a secretariei.
(Pe. António Teixeira Machado)
            (Jacinto Cardoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário