O homem vive da esperança e de atitudes verdadeiramente cristãs. Com a Igreja de Paços de Brandão totalmente cheia, Orlando Cardoso acentuou puma nova fase para a Paços de Brandão. “O Evangelho é o mesmo, mas há novas maneiras de o anunciar, com estratégias diferentes”, disse este domingo, no momento da passagem de testemunho, depois de 49 anos de sacerdócio do padre Julião.
Ter a igreja repleta afigura-se “bastante relativo. Há muita gente que veio par convicção, outros aparecerem por curiosidade. Se calhar, até alguns vieram para ver como é que vão poder caçá-lo, mas esperemos que as coisas corram da melhor forma e vão correr, com certeza, com esse espírito de abertura que solicitei’.
Esperar que amanhã, as coisas sejam melhores. Caso contrário, acrescenta, “teríamos, já, que andar, todos, a tomar comprimidos, com consultas no psicólogo e depressões. Não! Por mais que as coisas sejam difíceis, confiamos que tudo vai melhorar, porque DEUS não nos deixa sós em momento algum e com o nosso esforço, com a nossa atitude, com o nosso trabalho, é possível ultrapassar as dificuldades”, confia.
Esteve a frente da recuperação da Igreja Matriz, património histórico de Terras de Santa Maria. Os custos da obra contaram com o apoio da paróquia, mas faltam cerca de 100 mil Euros para custear a intervenção.
É certo que falta uma verba “significativa, mas foi uma vitória para a paróquia, porque conseguiu-se cerca de 50 mil contos, em apenas um ano. Nos tempos de crise, é muito dinheiro. Conseguiu-se através do esforço de muita gente. Vários grupos juntaram-se, fizeram-se várias actividades. Vendeu-se, faz a Feira de Natal e todas essas ofertas resultaram no momento actual. Não esqueço a generosidade de muita gente, de beneméritos”, elogia.
A dedicação e o trabalho trouxeram resultados. “Era uma pena o estado daquela igreja. Estava toda podre, encontrava-se toda estragada e precisava de ser restaurada. Não deixa de ser uma mais valia pare o concelho, porque se trata de um monumento. É um marco pare a região. É um lugar onde repousam a história e a arte deste povo da Feira”.
Ainda Paços de Brandão e Sanfins – Santa Maria da Feira
Pelo aproximar das 10.30 horas, dia de Domingo 5 de Setembro, foi grande a multidão que se reuniu à volta da Igreja Matriz de Paços de Brandão e encheu por completo o grandioso templo na Eucaristia Solene de Apresentação do novo Pároco.
Novo nesta Vila Feirense mas já conhecido, em Rio Meão tem obra feita.
P. Orlando Cardoso de Sousa, nascido 06/Dez/74 e foi ordenado Presbítero a 09/Julho/06. Maiato de gema e de costados é nomeado de seguida Pároco de Rio Meão e agora indigitado, nomeado em acumulação com a paroquialidade e tarefas pastorais de Paços de Brandão.
Muito há a esperar deste jovem sacerdote de 35 anos e a colaboração e empenho de ambas as comunidades não vão faltar.
De referir as palavras do nono Pároco Orlando o empenho e contributo dos jovens na Paróquia “tem que nascer da família. Sozinhos não fazemos nada, se as famílias não contribuírem para esta aprendizagem constante e para uma vida, verdadeiramente, cristã. Apelo sempre as famílias cristãs, porque os padres nascem das famílias cristãs, tanto mais que eles não caem do céu”.
Novo Pároco de Sanfins – Santa Maria da Feira
Antes findar o dia de Domingo dia 5 de Setembro pelas 18. 00 horas a Comunidade Paroquial de São Félix de Gerona de Sanfins – Santa Maria da Feira se congregou no amplo, fresco e harmonioso Arraial- Largo-Adro da Igreja Matriz.
Uma Igreja ampla, alta, forte e robusta.
Tudo preparado para o acto tão importante, histórico para a Recepção e Tomada de posse de o novo Pároco que vem tomar o lugar do zeloso, simpático , artista e amigo o Reverendo Padre José de Pinho recentemente falecido no dia 10 de Junho próximo passado.
A moldura humana é patente na presença do Presbitério, no ar jovial e juvenil dos familiares do Novo Pároco vindos de Penafiel sua terra natal.
Para o Reverendo Pároco P. Marco António Moreira da Silva que havia estado nas Paróquias Rio de Moinhos e Peroselo e Vigário Paroquial de Pinheiro e Portela do concelho de Penafiel e recentemente com a dupla paroquialidade de Arrifana e Romariz vê-se agora com o zelo pastoral de Sanfins.
O Jovem sacerdote nascido em 31 de Agosto de 1981 e ordenado em 9 de Julho de 2006, com 29 anos de idade e já com a experiência de 4 anos de pastoreio das paróquias acima referidas entra com o “pé direito” assume a o zelo pastoral de São Félix de Gerona de Sanfins - Santa Maria da Feira.
Foi bonito belo ver tanta gente, tantos sorrisos de expectativa, de esperança no rosto de tanta gente particularmente nas crianças e nos jovens não habituados a estas andanças.
Depois da Eucaristia com todos elementos constitutivos de uma Celebração deste género seguiu-se a Sessão de Cumprimentos no exterior esquerdo do Adro da Matriz num primeiro contacto da Comunidade com o seu Pároco e de muita gente que adveio das Paróquias onde esteve e esta presentemente. Servido foi um bem preparado e conseguido copo de água e lancha ajantarado.
Todo o ritual de acolhimento, recepção, tomada de posse
e primeiro contacto com o povo se realizou religiosamente.
Uma tarde para nunca mais esquecer.
ATM
Assessor da Comunicação da Vigararia de Santa Maria da Feira
Sem comentários:
Enviar um comentário