sábado, 25 de setembro de 2010

A famosa marcha nupcial de Wagner.. de contexto (religioso) redutor e inadequado

A história da margcha nupcial de Wagner é antiga .
http://www.culturabrasil.pro.br/sonhoverao/sonho_verao_s.htm
Aparece no contexto da ópera Lohengrin.
A história é tirada de uma novela germânica medieval
de Perceval e o seu filho Lohengrin.
…A cerimônia de casamento ocorre, e os dois expressam seu amor com o outro.
Mas Elsa, persuadida por Ortrud,
rompe o pacto com o cavaleiro
e agora seu marido, fazendo-lhe as perguntas proibidas.
Na mesma cena, Telramund aparece
para atacar o cavaleiro,
mas é morto por ele,
que então se volta para Elsa
e pede que ela o acompanhe para a presença do rei,
para a revelação do mistério
…Lohengrin é uma ópera que faz grande uso do leitmotiv,
confirmando o início da tradição wagneriana iniciada
por Der fliegende Holländer.
Não há divisão da ópera em "números" (árias, duetos, trios, etc.).
Contudo, pode-se destacar como passagens famosas
o prelúdio do terceiro ato
e o célebre coro nupcial que o segue (Treulich geführt),
bastante utilizado nas cerimónias de casamento contemporâneas.
( Portanto é num contexto guerreiro,
de luta,ódio, vingança
e de conflito bélico que a chamada marcha nupcial
se desenvolve!

De facto é espampanante,triunfal,pomposa,
rufiona, atrevida e insinuante de ódio e vingança
e no meu modesto entender desprovida
de contexto sacramental,religioso de Igreja,
de Fé e de Crença)

Sem comentários:

Enviar um comentário