Encontro Diocesano de Acólitos
“Maravilhoso!
Constituís a melhor consolação que pode receber o nosso coração de Bispo de Roma: demonstrais, pela vossa presença, a vitalidade religiosa e pastoral das vossas paróquias e comunidades, uma vitalidade que tem a frescura de um campo de primavera, vitalidade de eleição, como a de um jardim florido, vitalidade inteligente e diligente tecida por sábia e paciente solicitude...
Dizei-lhes (aos pais, párocos, sacerdotes, assistentes, aos dirigentes e delegados da juventude católica) que os acólitos agradam muito ao Papa e que ele recomenda a todos que vos estimem! E bastará que leveis esta mensagem do Papa a vosso favor (...) para que todos tomem imediatamente consciência da importância do acólito. Sem vós que faria a Santa Igreja para se apresentar com dignidade? Vós o sentis, pois tendes o desejo de exercer esses cargos de confiança nas cerimónias...
Assim, tendes consciência de serdes úteis em qualquer coisa de sério e de sagrado e é bem que assim seja. Honrais a Deus! (Discurso de Paulo VI a uma assembleia de Acólitos em Roma, Abril de 1964).
O acolitado é um ministério com longa história na Igreja.
Os acólitos aparecem, no princípio, acompanhando o bispo, especialmente associados aos subdiáconos. Têm função servir o altar e, para significá-lo, recebem os
utensílios que usam no seu serviço: candelabros e galhetas.
Uma carta do Papa S. Cornélio a Fábio de Antioquia, c. 25 1, refere, em Roma, 42 acólitos sob a responsabilidade de um subdiácono.
Este serviço bem orientado pode constituir uma verdadeira primavera, um terreno de vocações, para Igreja, como recentemente referiu (4 Agosto 2010), o actual Papa, ao incutir nos milhares de acólitos presentes, o profundo amor e a grande veneração pela Eucaristia.
Acólitos de todo o mundo! Servi, com generosidade, Jesus presente na Eucaristia... Conservai zelosamente esta amizade no vosso coração, como fez São Tarcísio, prontos a comprometer-vos, a lutar e a dar a vossa vida para que Jesus chegue a todos os homens.
Comunicai, também, aos da vossa idade o dom desta amizade, com alegria e com entusiasmo, sem medo, a fim de que eles possam sentir que conheceis este Mistério, que é verdadeiro e que o amais!
Cada vez que vos aproximais do altar, tendes a sorte de testemunhar o grande sinal de amor de Deus, que continua a desejar entregar-se a cada um de nós, a estar próximo, a ajudar-nos, a incutir-nos a força para que possamos viver bem...
Desempenhai com amor, com devoção e com fidelidade a vossa tarefa de acólitos. Não entreis na igreja para a Celebração com superficialidade, mas preparai-vos interiormente para a Santa Missa! Ajudando os vossos sacerdotes no serviço do altar, cooperais para tomar Jesus mais próximo, de tal modo que as pessoas possam sentir e dar-se conta disso em maior medida: Ele está aqui. Vós contribuís para que Ele possa estar mais presente no mundo, na vida de todos dias, na Igreja e em todos os lugares.
Vós ofereceis a Jesus as vossas mãos, vossos pensamentos e o vosso tempo. E não deixará de vos recompensar, concedendo-vos a alegria verdadeira e fazendo-vos sentir onde reside a felicidade mais completa... Jesus pede-nos a fidelidade nos afazeres quotidianos, o testemunho do seu amor frequentando a Igreja movidos por uma convicção interior e pela alegria da sua presença.
Assim podemos fazer conhecer também aos nossos amigos que Jesus está vivo.
(Papa Bento XVI aos acólitos, Audiência geral, 4 Agosto de 2010)
Estão abertas as inscrições (gratuitas) dos acólitos para o Encontro diocesano que terá lugar no Seminário de Vilar, no próximo dia 5 de Fevereiro, das 14h30 às 17h. Esta acção destina-se a acólitos adultos, jovens e crianças. Para ser aceite a inscrição requer-se Nome, idade, morada completa, paróquia, nome de grupo (se houver), tlf ou ltm, email. A ficha d inscrição (individual) estará disponível a partir do dia 10 de Janeiro, no SDL ou pode se, solicitada por email. A inscrição deve se enviada para Secretariado Diocesano d Liturgia, R. Arcediago Van Zeller, 50/4050- 621 Porto ou para geral@sdlitp.org.
As inscrições terminam em 31 de Janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário