domingo, 22 de janeiro de 2012

Repto à Comunidade Paroquial da Paróquia de Cristo Rei da Vergada!


Eis 13 pontos sobre os quais importa a Comunidade debruçar-se:
 1.Sendo uma paróquia ainda recente, importa continuar o esforço, através de algumas iniciativas, para fortalecer os laços de comunhão e de unidade entre todos os paroquianos.
2.Continuar a crescer, como é vossa intenção, na comunhão e na corresponsabilidade eclesiais, nomeadamente pela valorização do Conselho Pastoral Paroquial, do Conselho Económico Paroquia e com algumas iniciativas que possam proporcionar o encontro e a união entre todos os habitantes da Vergada.
3.Preparando o futuro, promover uma equipa pastoral que, sob a orientação do pároco e em relação com o Conselho Pastoral Paroquial, dinamize a vida pastoral da paróquia. Poder-se-á encaminhar para este objectivo o trabalho já realizado pelo Conselho Pastoral Paroquial.
4.Dada a configuração e situação geográfica da paróquia, agora servida por grandes rodovias e perto de grandes centros urbanos, exige-se uma atenção privilegiada aos novos residentes. Sugiro, caso se veja necessário, que se organize um serviço de acolhimento aos novos residentes e afastados na prática cristã.
5.Criar clima de florescimento vocacional na paróquia, onde Jesus Cristo possa continuar a chamar jovens para a vida sacerdotal, religiosa, missionária e matrimonial.
6.Prestar atenção à catequese para todas as idades. Sensibilizar a comunidade cristã para o número suficiente de catequistas, apoiar as famílias para que os seus filhos possam fazer o itinerário global da catequese, e valorizar a catequese de adultos, com método, tempo, catequistas, etapas e conteúdos que lhe são próprios, propondo uma autêntica iniciação cristã dos que, pese já baptizados, não possuem experiência de vida cristã. Proporcionar o estudo da Doutrina social da Igreja, que reflicta a actuação no meio laboral, incluindo a reflexão acerca da realidade social que hoje afecta o emprego de tantos irmãos nossos.
7.Importa valorizar ainda mais o sector caritativo. A par com as respostas tradicionais, urge escutar os novos pobres e reconhecer onde estão os carenciados de hoje, nas suas diversas modalidades, para prestar a ajuda adequada.
8.Promover uma pastoral familiar adequada, prestando atenção à família, durante a preparação dos noivos, na formação dos jovens e acompanhamento dos casais, através de algumas iniciativas que despertem para o seu valor numa sociedade que teima em destruí-la.
9.Acolher e valorizar os movimentos apostólicos de actuação no meio do mundo. Sugiro que se aproveitem os dinamismos dos movimentos como os Convívios Fraternos e os Cursilhos de Cristandade que contam com alguns membros nesta paróquia.
10.Promover a pastoral juvenil, com a criatividade própria e sem desânimos, num sector que está sempre a começar, seja através de movimentos ou de grupos de jovens. A partir do grupo de jovens já existente, orientando os que terminam o período da catequese e com os jovens já inseridos noutras actividades, desenvolver ainda mais a pastoral para jovens e com os jovens.
11.Valorizar a Palavra de Deus através da dinamização de grupos bíblicos de modo a que todos os membros da comunidade cristã se deixem interpelar e conduzir pelo chamamento divino. Num tempo de tantas manifestações espontâneas de religiosidade, torna-se necessário deixarmo-nos conduzir pela correcta orientação que nos vem da Palavra de Deus, centralizando a nossa vida em Jesus Cristo.
12.A defesa da vida é tarefa de todos, mas exige alguma organização para poder sensibilizar a sociedade para esta causa, em tempos em que a vida humana é tão ultrajada.
13.Por último, convidar toda a comunidade cristã, a colocar-se em atitude de escuta da voz do seu Pastor, o nosso Bispo, que nos lançou o convite à nova evangelização, neste ano sobretudo dedicada à família e juventude, através de um novo ardor, novos métodos e nova linguagem, traduzida na consciência de cada cristão, de cada grupo e movimento, e de cada comunidade, que, sendo discípulo de Jesus Cristo, deve assumir a missão da Igreja no mundo.
Fixemos o nosso olhar em Cristo Rei, que escolhestes para vosso padroeiro, modelo único e universal de Evangelizador, e deixemo-nos cativar por ele.
Termino, implorando de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, que abençoe esta paróquia, as suas famílias, crianças, jovens, adultos, doentes e idosos, e nos acompanhe pelos caminhos que levam à evangelização do mundo de hoje.
Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário