domingo, 23 de agosto de 2009

Dia 23 de Agosto de 2009 Grande Dia para a Comunidade Paroquial da Vila de Sandim !!!!









Parabéns Reverendo Padre António Baptista de Oliveira
Dia 2 de Agosto de 1959 um grande dia – no passado. Lá vão 50 anos !
Ordenação Sacerdotal do Reverendo Padre António Baptista de Oliveira.
Dia 23 de Agosto de 2009 Grande Dia para a Comunidade Paroquial da Vila de Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia.
Toda a Vila se alvoroçou desde manhã cedo deste dia 23 de Agosto ainda o Sol não raiara para esta impar e singular manifestação desta Vila de Sandim , rendidas ao tributo de homenagem ao se Pároco, o seu Reverendo Pároco que celebra nesta data a vocação dos seus 50 anos de Sacerdócio. Parabéns Senhor Abade!
Parabéns Vila de Sandim.
Então o que é que se passa?
É o seu Pároco e Pastor que celebra as suas Bodas de Ouro Sacerdotais.
É a mole humana dos paroquianos e amigos que faz rebentar pelas costuras o da Igreja Matriz de Santa Maria de Sandim que explode de alegria por um acontecimento de que não há história nas Terras de Gaia.
Padre António Baptista de Oliveira nasceu em Lobão – Santa Maria da feira a 24 de Agosto (por mais um dia = dois em um = o seu aniversário natalício!) de 1934.
Filho de Manuel Henriques Baptista de Oliveira que faleceu em 1940 (… filho órfão de pai com 6 anos!) e de Emília Rosa de Oliveira que faleceu em 1974.
Para completar o quadro falta acrescentar os seus seis irmãos: Maria ( já falecida), Joaquim (já falecido),Agostinho ( já falecido), Albina, Ermelinda e Rosa.
Terminado o 1º Ciclo ingressa no seminário de Trancoso em Outubro de 1947, seguindo os seus estudos no Seminário de Vilar e por último termina o seu percurso no Seminário da Sé.
É ordenado sacerdote na Sé Catedral do Porto a 2 de Agosto de 1959 e celebra a sua Missa Nova na Igreja Matriz de Lobão a 23 de Agosto de 1959.
Em finais de 1959 é enviado pelo Senhor Bispo de então para a Paróquia de Romariz – Santa Maria da Feira onde permanece 2 anos com Coadjutor tendo num desses dois anos assumido simultâneamente os destinos também da Paróquia de Escariz – Arouca.
Em 1961 parte para a Paróquia de Campelo – Baião e aí exerce o seu Ministério durante 11 anos.
Do trabalho aí realizado destaque-se o de Assistente Regional da Jac, dos Cursos de Noivos dos concelhos de Baião, do Marco de Canavezes e Amarante, Capelão do Hospital de Baião e da Obra de Bem - Estar Rural como elemento da Direcção e 2 anos e meio como Assistente Religioso.
De referir ainda que é um dos Fundadores do Rancho Folclórico, dos Bombeiros Voluntários e da Casa do Povo de Baião.
A 3 de Setembro de 1972 o Sr. Bispo do Porto dá-lhe outro destino e nomeia-o Pároco de Santa Maria de Sandim – Vila nova de Gaia.
Aqui se encontra há 37 anos!
Em Sandim elabora um vasto trabalho pastoral e social do qual se destaca entre inúmeros projectos os seguintes:
- em 1986 o maior impulsionador da construção de uma Nova Residência Paroquial
- em 1990 o mentor da remodelação e beneficiação da Igreja Matriz.
- em 2000 o obreiro da construção da Capela de Gestosa, da remodelação e beneficiação da Capela do Mosteiro, da Capela de Gassamar, da Capela do Calvário e da capela Românica do Mosteiro.
De realçar que em 1974 é-lhe atribuída por acumulação a Paróquia de S. Mamede de Vila Maior – Santa Maria da Feira.
Foi Assessor da catequese, dos jovens, dos Cursos de Noivos e dos Cursos de Cristandade.
Para terminar de salientar que é há 20 anos Vigário, tendo sido reconduzido em 2008, por nomeação do Sr. Bispo D.Manuel Clemente como Vigário da Vara de Vila Nova de Gaia – Sul da Região Pastoral do Grande Porto.
Durante alguns anos também fez parte do Conselho Presbiteral do Porto e da Direcção dos Cursos der Cristandade, tendo sido também director espiritual de vários Cursos de Cristandade na Diocese.
( do Guião da Celebração)

--------------------------------------
A Comunidade Paroquial presenciou o seu pároco com almoço na Quinta da Velha em Seixo Alvo - Olival onde estiveram presentes o presidente da Junta de Sandim Dr. Mota Baptista assim como todo o executivo, o representante do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Dr. Mario Fontemanha, a maioria dos párocos da Vigaria, dos 5 sacerdotes da terra estiveram presente o Padre Martins, Padre José Baptista e Padre Armando (Dehoniamo que se encontra em missão em Madagáscar) além de diversos paroquianos e familiares do nosso pároco. Aliás a maioria também estiveram na Eucaristia de Acção de Graças. Foi um repasto muito emotivo onde o aniversariante demonstrou toda a sua alegria nas breves palavras que dirigiu aos presentes. Agradecendo a beleza e empenho de todos os paroquianos na eucaristia de Acção de Graças e o almoço. Para além das prendas que a paroquia lhe havia dado (LCD, GPS e tela sobre o bom pastor) a junta de freguesia e algumas colectividade também o presentearam com outras prendas. O Padre António Coelho Vigário Geral e pároco de Grijó também juntou-se a festa dando uma oferta ao nosso Pastor em nome da sua paróquia.
Foi um dia muito intenso e repleto de emoções e alegrias. A paróquia no âmbito deste ano sacerdotal aproveito a ocasião para agradecer a Deus o dom do chamamento ao sacerdócio e a graça ter um pastor e ter 5 filhos desta terra como sacerdotes
---------
Do seu grupo de Formação Sacerdotal constam ilustres
E célebres sacerdotes desta Diocese do Porto:
Bodas sacerdotais em 2009
Celebram este ano as suas bodas de sacerdotais :
1-António Baptista de Oliveira: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Sandim,
Vila Maior, vigário da vara.
2. António Emílio Ramalho Vieira da Silva: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Silvares e Boim, capelão do Centro de Saúde de Lousada
3.António Ferreira de Gouveia (CM) : ordenado em 19 de Julho de 1959, Conselheiro Espiritual do Conselho Central do Porto da SSVP
4.António Ferreira dos Santos: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
reitor da Igreja da Lapa, Director do Sec. Dioc. Liturgia,
Membro do Cabido da Sé
5.António Joaquim Martins Vidinha: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Rio Tinto
5.Alberto Laranjeira: ordenado em 2 de Agosto de 1959,
pároco de Sobrado (Castelo de Paiva),
S. Martinho de Sardoura,
Bairros e capelão do Centro de Saúde de Castelo de Paiva
7.Franclim Caetano de Azevedo: ordenado em 2 de Agosto de 1959, pároco de Besteiros
8.Isaías Gomes de Pinho: ordenado em 2 de Agosto de 1959
9.Marcelino António Cunha Ferreira: Membro do Cabido da Sé, orientador espiritual da Casa de Vilar, responsável pela Igreja de Vilar, assistente diocesano da Legião de Maria
10.Narciso Coelho Bessa: ordenado em 2 de Agosto de 1959, pároco do Bonfim
11.Padre José Alves de Pinho nasceu na paróquia de Chave, concelho de Arouca,diocese do Porto, no dia 5 do Dezembro do 1935.Ordenado do presbítero no dia 2 de Agosto do 1959,em igualdade dos serviços das paróquias de Fornos e Sanfins (S. M. da Feira)

1 comentário:

  1. Foi uma Festa muita gira!
    E bem merecida!
    Parabéns!
    Um vergadense simpático

    ResponderEliminar