segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Igreja Matriz de São Salvador de Fornos Feira 16 de Agosto de 2009
















Igreja Matriz de São Salvador de Fornos

Feira 16 de Agosto de 2009

A Igreja Matriz de São Salvador de Fornos, Santa Maria da Feira, Diocese do Porto, tornou-se pequenina para abrigar a mole humana de crentes fornenses e não só na homenagem ao seu querido e estimado Pároco P. José Alves de Pinho. Contando também com a presença do Senhor Bispo D. João Lavrador e 12 sacerdotes concelebrantes.

Encabeçou e liderou esta simpática iniciativa a Junta de Freguesia na liderança do seu Presidente o Senhor António Santos. Foi belo e bonito ver a comunidade unida e reunida à volta do seu Pastor.

Presidiu à Eucaristia sua Excelência Reverendíssimo o Senhor Bispo D. João Pimentel Lavrador, aludindo à dupla circunstância da Eucaristia, Grande Oração de Acção de Graças da Igreja e de Homenagem de singular, afectuosa, sentida e condigna Acção de Graças ao Pastor da Comunidade de Fornos que celebras 50 anos de sacerdote ( Bodas de Ouro Sacerdotais)! Foi excelente. Parabéns!

Seria bonito, belo e obrigatório referir todos os gestos, actos, sentires de coração e de alma de todos os presentes que não cabem nesta rápida crónica e nota onde aquilo que não é dito e escrito é mais importante!

Após a Eucaristia realizou-se o trajecto da Igreja Matriz para o Salão Paroquial como da forma inicial onde abundaram as palmas da multidão de todas as idades quais bater de asas de rolas e pombas esvoaçando plenas de saúde e de vida. Parabéns gente de Fornos! Que a Senhora da Saúde cuja Festa entretanto decorria dê saúde a todos vós e ao vosso Pastor!

Seguiu-se no final um jantar convívio no restaurante local “ O Cruzeiro” que ficou repleto de convivas.

De salientar presença do Senhor Bispo, Presidente da Câmara nas pessoas dos Senhores Dr. Cardoso da Costa (Presidente da Assembleia Municipal), Dr. Amadeu Albergaria (do Pelouro da Cultura e Educação) , Senhor Presidente da Junta António Santos, o Senhor Vigário Geral da Diocese P. António Coelho Oliveira ( natural de Sanfins) , O senhor Cónego Fernando Milheiro, o Senhor Arciprestre de Santa Maria da Feira P. José Carlos Teixeira Ribeiro e muitos outros! Todos os referidos usaram da palavra pertinente e adequada à dignidade do acto e da comemoração!

Parabéns!

Após todos estes brindes o homenageado ofereceu publicações: “Memórias Paroquiais de Fornos 1758” e “ Fundamentos para o Brasão de Fornos”. De todos é conhecido o talento literário, histórico e de investigação do Autor esparso e espalhado por outras publicações e revistas: “Revista da Feira”, “ Outrora Fornos”, Comissão de Vigilância do Castelo da Feira, Revista Distrital de Aveiro, etc. Isto só para aguçar o apetite aos curiosos, estudiosos, esquecidos e deslembrados!

Uma vez mais parabéns! Enfim uma tarde inesquecível da Festa da Senhora da Saúde de Fornos de 2009.

___________________________________________________________

Algumas notas referentes ao homenageado:

Padre José Alves de Pinho

Filho do Adelino Teixeira de Pinho e de Joaquina Rosa Alves;

nasceu na paróquia de Chave, concelho de Arouca,

diocese do Porto, no dia 5 do Dezembro do 1935.

Após a escola primária, frequentou os estudos preparatórios

desde 6 do Outubro de 1947.

Depois Filosofia e Teologia.

Ao fim foi ordenado do presbítero no dia 2 de Agosto do 1959,

por D. Florentino do Andrade e

Silva, para servir na diocese.

De Outubro de 1959 a 1961, estagiou em Lourosa (Feira).

Desde Outubro de 1961 a Outubro de 1964

foi pároco do Bustelo, concelho de Amarante,

Desde 29 de Outubro de 1964, ate ao presente,

é pároco em igualdade dos serviços das paróquias de

Fornos e Sanfins (S. M. da Feira).

Assessor da Pastoral Profética e Comunicação

Da Vigararia de Santa Maria da Feira

P. António Machado



Sem comentários:

Enviar um comentário