quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Reunião de 23 de Novembro Comissão Executiva

No dia 23 de Novembro de dois mil e dez, pelas 21.00 horas e na Sala Nova desta Paróquia de Cristo Rei da Vergada, estiveram reunidos os membros da Comissão Executiva, tendo como Presidente o seu Pároco – Pe. António Teixeira Machado - e respectivos membros, Srs. Floriano José Ferreira da Silva, José António Barbosa Cardoso e o secretário Jacinto Cardoso. A Sr.ª. D. Esperança Pereira da Silva esteve ausente por se encontrar doente. Faltou o Senhor Professor Victor.

A reunião começou fazendo-se uma resenha dos pontos a serem tratados, a saber:
A marcação das Intenções de Missas.
Obras de urgência.
A nova comissão de Festas 2010/2011
Renovação da Comissão Executiva da Paróquia;
Estandartes de Natal
A entrada ao Serviço da Funcionária da Secretaria.
A Próxima Ordenação dos Diáconos Permanentes.
Reformulação da Orgânica da Paróquia.
Advento – Preparação e Vivência.
Natal e a sua celebração.
Cuidados com os pobres e necesitados.
Disposição dos objectos, imagens e outros adereços religiosos na Igreja Matriz.
Ponto 1 - Amarcação das Intenções de Missas
Dado que chegou a agenda para o ano de 2011,tentou-se delinear a calendarização das missas a serem celebradas.
Todavia, convém elucidar todos os cristãos que a Santa Missa é por Excelência a Grande Oração de Acção de Graças, de louvor e gratidão dos e pelos vivos e também pelos os defuntos que já partiram para a casa do Pai e precisam das nossas orações. Deste modo e porque a Missa é de valor infinito.
Porém ficou acordado que, em princípio, as Missas continuarão a ser celebradas da forma habitual. Em princípio não haverá missa às quartas e sextas-feiras, exceptuando-se as primeiras sextas-feiras de cada mês.
Ponto 2 – Obras na Igreja
Devido a chover dentro da igreja e dado que existem algumas telhas quebradas. Onde a situação é mais crítica é no coro alto. Desta forma torna-se urgente proceder para que não haja infiltrações devendo-se resolver o problema quanto antes.
Numa primeira fase vedar a chuva mesmo com umas chapas de zinco.
Numa segunda fase fazer um telhado novo na parte do telhado do coro alto.
Numa terceira fase cobri toda a Igreja retirando o nefasto cimianto ou fibrocimento.
As chapas de fibrocimento que se aproveitarem irão substituir as que estejam rachadas no telhado da parte central da Igreja e no telhado junto à torre sineira.
Ponto 3 – Comissão de Festa de 2011. Festa a 17de Julho de 2011
Os festeiros nomeados para o ano de 2010/2011 para as festas em honra de NossoSenhor das Febres e de Nosssa Senhora da Livração foram: José Augusto Pinto,Alexandre Baptista, António Rasteiro, José Manuel Ferreirinha, José António Ferreirinha, Tininho, Rui Mendes, Luís Filipe Oliveira, Ilídio Malhão, Rui Ribeiro, Paulo Domingos e Márcio.
A eles, como é habitual, compete-lhes fazer o presépio e proceder a que as Festas em honra dos Padroeiros desta Paróquia de Cristo-Rei da Vergada decorram com o habitual brilho e dentro das normas diocesanas.
Ponto 4 – Renovação dos Mandatos da Comissão Executiva da Paróquia.
Também ter-se-á de reunir e criar a Conselho Paroquial de Pastoral representativo de toda a paróquia na diversidade dos seus membros, serviços e grupos.
Ponto 5 – Estandartes
O Floriano ficou de passar por uma casa de artigos religiosos, no Porto, para ver o assunto dos estandartes de Natal, a alegria do cristão.
Ponto 6 – Funcionária da Secretaria
A funcionária deverá entrar dentro em breve ao serviço.
Ponto 7 - Ordenação dos Diáconos Permanentes
No dia 8 de Dezembro do corrente ano serão ordenados dois Diáconos Permanentes das Caldas de S. Jorge, pelas 16.00 horas na Sé Catedral do Porto.
No dia 12 de Dezembro, os mesmos serão apresentados à Paróquia nas Caldas de S. Jorge.
Aos Diáconos Ordenados cumprem-lhes todos os Ministérios que têm usuais nos Sacerdotes excepto Presidir à Eucaristia ( com a Anáfora), Pregar e Confessar. Baptismo, Acompanhamento dos Doentes, Matrimónios, Funerais e Festas que não revistam a Eucaristia( festas da Caminhada Catequética e outras competem-lhes, bem como o Serviço da Diaconia na Comunidade.
Estão os paroquianos desta Comunidade convidados para ambas as iniciativas.
A participação Almoço-Convivio requere inscrição prévia até ao dia 5 de Dezembro.
O custo para o mesmo é de oito euros.
Ponto 8 - Reformulação da orgânica da Paróquia
As contas da Paróquia serão publicadas mensalmente. Já a partir deste mês de Novembro.Serão publicadas as ofertas pessoais e nominais em favor da Igreja Matriz.
Ponto 9 - Advento (Preparação e Vivência)
O Advento, tempo de preparação o Natal, deve ser marcado como o tempo de caminhada em que os cristãos são chamados à conversão e ao arrependimento e promovam a Caridade, a Bondade e a Solidariedade. É um tempo de pobreza interior, de desprendimento, para termos o nosso coração disponível para Deus.
Como tempo de mortificação também a igreja deve estar ornada sobriamente, com moderação na colocação das flores e utilização dos instrumentos musicais . O s motivos alusivos ao advento e á proximidade do Natal devem evidenciar-se.
Ponto 10 - Natal e a sua celebração
Este ponto ficará ao cuidado ao cuidado do Pároco.
Ponto 11 - Cuidados com os pobres e necessitados
Na nossa Paróquia como em tantas outras paróquias do país há pessoas que estão a passar sérias necessidades. Há muitas pessoas desempregadas, outras a quem já se esgotou o subsídio social de desemprego pelo que já nada recebem tendo filhos menores e casas para pagar, outras estão com uma mísera reforma/invalidez e, ainda, o pior de todas, pessoas necessitadas, mas envergonhadas. Algumas, deixaram de tomar medicamentos por falta de dinheiro. E há pessoas consideradas da classe média/alta desta comunidade e que hoje tentam esconder as suas necessidades e problemas. É muito difícil conhecer e acudir a todos estes dramas que muitas pessoas estão a sentir neste momento.
Todavia, consta-se que alguns destes paroquianos da Vergada estarão a receber algum apoio por parte dos Centros Sociais de Argoncilhe e Moselos. Porém, quem talvez possa dizer algo mais sobre o que foi referido será a Conferência de S. Vicente de Paulo desta Comunidade.
Ponto 12 - Disposição dos objectos, imagens e outros adereços na Igreja Matriz
Quem entra pela primeira vez nesta Paróquia de Cristo-Rei da Vergada sente que a imagem que se encontra junto ao altar está no chão, pois o sítio é muito baixo.
No Ambão onde é lido o Evangelho não se deveriam fazer avisos,comentários às leituras e outras coisas.
Esse espaço deve ser ocupado por um estante simples donde se seria dirigida a Assembleia, o Grupo Coral, de se dirigir os comentários e outras informações.
Deveria existir um microfone para o salmista que muitas vezes é o regente, junto do grupo coral.
Assim e num local bem visível de modo a dignificar mais a nossa Igreja Matriz, os padroeiros (Cristo-Rei à direita e a Nossa Senhora da Livração à esquerda) serão colocados numa Peanha de Mármore condizente, de cada lado frontespício onde se encontra o Cristo Crucificado.

E nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta que depois de lida e aprovada será assinada pelo presidente e por mim que a secretariei.

5 comentários:

  1. O sítio onde se encontra a imagem, em tempos já foi um ambão. Poderão colocar tudo novamente no sítio, para que aí possam ser feitos os avisos, os salmistas cantarem, etc õu mesmo o local do grupo coral ser no coro alto.

    ResponderEliminar
  2. Não venho comentar o texto colocado no dia 23 de Novembro. Venho sim apresentar o meu veemente protesto, por não serem cumpridos os horários previamente marcados pelo responsável. Ainda ontem, na missa vespertina do dia da Imaculada Conceição, estavam os fieis a recitar o terço como é habitual antes das celebrações eucarísticas. Quando o momento deveria ser de silêncio e de reflexão, estava o sacerdote a brincar com o seu brinquedo perdilecto, o computador, passando imagens e música nos ecrans existentes.
    A celebração estava marcada para as 18 horas, mas só se iniciou às 18,10 minutos.
    Nínguém é perfeito, mas, em meu entender, deve haver respeito pelos paroquianos e cumprir os horários previamente marcados pelo próprio.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em parte com o primeiro comentário. Quanto ao grupo coral, em meu entender, deve estar onde está.
    Não concordo que sejam gastas verbas para colocarem pianhas no altar mor, até porque a igreja quando foi desenhada e construida, foi para ser como está.
    Não percebo porque é que o senhor padre vem com ideias megalómanas. Parece que é como os políticos. Não custa nada gastar aquilo que não é dele.

    ResponderEliminar
  4. Alguns tipos da Vergada que não rezam em casa o terço em casa e vão a pirruca rezálo vão para a igreja para impustorar o padre e chatealo. Coitados.
    Sãozinha de Casaldoido

    ResponderEliminar
  5. SUGESTÕES PARA AS VOSSAS FESTAS:

    - LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) - site: www.lucasematheus.com
    - LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) - site: www.leoelendro.com.pt
    - AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON (baile 100% à portuguesa) - site: www.ivason.com
    - BANDA CORAÇÃO SERTANEJO - Um misto de bailão brasileiro e baile português (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 cantores (f/m) e 2 bailarinas.

    Nota: www.youtube.com

    ResponderEliminar